Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
Análise triádica : a simultaneidade holística dos processos institucionais
(1989)
Resumo: Neste trabalho propomos sistematizar a Análise Triádica como uma abordagem alternativa de intervenção nas instituições. Usamos a metodologia da Pesquisa-Ação e recursos teórico-práticos das ciências sócio psicológicas. ...
Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
(2009)
Resumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos ...
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
(2013)
Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ...
Compreensão de textos : habilidades básicas a nível de 1º grau
(1985)
Resumo: O desenvolvimento das habilidades de compreensão de textos orais e escritos constitui um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados pela escola na efetivação do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista ...
A motivação e o ensino da História
(1984)
Resumo: A tese pretendeu verificar a existência de motivação no ensino de Historia nos colégios de 2° grau, em Curitiba, 1983. Para isso, iniciou o estudo pela estruturação de um embasamento a respeito de diversas teorias ...
O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
(1992)
Resumo: A ideia de resgatar o canto nas escolas de 1º e 2º graus como elemento ativo no processo de educação estética, apoia-se no levantamento das formas de composição musical abarcadas pela Evolução da Música enquanto ...
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação
(1983)
Resumo: Este trabalho resultou da experiência profissional junto a administração da educação pública, onde se pode observar que as mudanças de direcionamento político causam notáveis alterações na Política Educacional. A ...
Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
(1995)
Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, ...
O simples e o complexo no contar e recontar
(2004)
Resumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da ...