Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 25
Concepções e práticas inovadoras na escola contemporânea : contribuições para o desenvolvimento profissional docente
(2018)
Resumo: A presente dissertação, investiga os professores que desenvolvem práticas inovadoras em escola públicas e particulares, para identificar concepções, metodologias e estratégias de ensino que dão suporte a este avanço, ...
O professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formação
(2017)
Resumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das ...
Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
(2018)
Resumo: O contexto desta pesquisa foi uma escola confessional da cidade de Curitiba, cujo Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como pilares de construção os fundamentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os ...
Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
(2019)
Resumo: Este trabalho analisa questões relativas ao processo de adesão ao magistério das professoras da rede municipal de educação de Guaratuba/PR, em relação ao habitus, à escolha profissional, ao tempo de carreira e às ...
A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
(2020)
Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse ...
A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)
(2018)
Resumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ...
Formação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo
(2019)
Resumo: A presente pesquisa, do Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo geral analisar possíveis contribuições para a prática pedagógica de um curso de formação ...
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)
Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ...
A competência artística do professor de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos : um estudo de caso de professores egressos da UEPG-PR
(2020)
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre a competência artística dos professores de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos. Tendo em vista que a arte constitui a chamada cultura escolar, analisam-se ...
Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
(2020)
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para ...