Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
(2013)
Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ...
Jovens alunos e aprendizagem histórica
(2013-06-27)
Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica ...
As conferências nacionais de educação como estratégias de intervenção da intelectualidade abeana na política educacional do ensino secundário no Brasil (1928-1942)
(2013)
Resumo: As Conferências Nacionais de Educação (CNEs) promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE), entre 1928 e 1942, constituíram-se em tema privilegiado de análise da presente tese. Mediante a apreciação das ...
Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
(2013)
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar as ideias relacionadas à educação, civilização e modernidade, mediadas pela litografia e pelos discursos dos colaboradores da revista A Galeria Illustrada, que circulou de 20 ...
Direitos humanos na capacitação de educadores : o que são? para que servem?
(2013)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar as significações de direitos humanos de 81 (oitenta e um) participantes de capacitação em educação em direitos humanos. Assume-se como verdadeira a premissa, apontada ...
Altas habilidades/superdotação, intervenção psicopedagógica e aceleração de estudos : um estudo de caso
(2013)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como a intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar. O ...
A inclusão escolar da criança autista
(2013)
Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem ...
Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
(2013)
Resumo: A pesquisa que dá suporte a esta dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como participantes duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, e foi realizada essencialmente no espaço ...