Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 16
Práticas pedagógicas criativas emergentes nos Faróis do Saber e inovação à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
(2022)
Resumo: O objetivo desta pesquisa, a criatividade manifestada nas práticas pedagógicas criativas, nasce da necessidade incessante em compreender as demandas atuais de formação do ser humano do século XXI à luz do pensamento ...
Canto da pessoa idosa em tempos de pandemia : implicações das fontes de autoeficácia na aprendizagem experiencial
(2022)
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar como os relatos sobre fontes de autoeficácia de pessoas idosas explicam as relações entre estilos de aprendizagem preferenciais, níveis de autoeficácia geral e os fatores ...
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ...
O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook
(2020)
Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta ...
O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo
(2021)
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores ...
Educação física escolar na cibercultura : integração das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)
Resumo: A educação física sempre se adaptou e se moldou aos anseios e as necessidades relacionadas às práticas corporais, dessa forma pensar a educação física escolar integrada às tecnologias é ressignificar a prática ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
A realidade aumentada e gamificação como recursos para o ensino e aprendizado de astronomia em aulas de ciências
(2022)
Resumo: O advento de novos recursos tecnológicos, informacionais e comunicacionais potencializou o emprego de novas possibilidades de inovação e modernidade na área da educação. Entre estas possibilidades, encontra-se a ...
Professores de física em tempo de cibercultura : a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio nas escolas da rede privada de ensino
(2020)
Resumo: O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam ...
O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo
(2022)
Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação ...