Search
Now showing items 1-10 of 16
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...
Consciência histórica no ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças na construção de sentido histórico em estudantes do ensino médio
(2017)
Resumo: RESUMO O trabalho em questão buscou compartilhar reflexões sobre a comunicação e o ensino de história, suas interconexões e a influência das novas mídias na construção da consciência histórica de estudantes. Estas ...
Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
(2021)
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender de que maneira é visto o patrimônio cultural em diferentes documentos oficiais para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, para isso, são apresentadas ...
História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica
(2019)
Resumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial ...
A criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantil
(2019)
Resumo: Nesse trabalho foi investigada como a questão da aprendizagem histórica de crianças da Educação Infantil vem sendo pensada no Brasil do ponto de vista científico e em artefatos da cultura escolar, representados por ...
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo de Aprendizagem Histórica e formação da consciência histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, em narrativas históricas na forma de desenho, tomando ...
Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula
(2019)
Resumo: O presente trabalho caminha em direção às discussões sobre o campo curricular, ultrapassando abordagens essencialmente técnicas, burocráticas e de conteúdo do currículo. A direção empreendida vai ao encontro das ...
"História para Erês" : a literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica
(2021)
Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de investigação da Educação Histórica, tem como objetivo investigar a literatura infanto-juvenil de temas da História Sensível como fonte para o Ensino de História. O objetivo ...
Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira
(2022)
Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História ...
O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental
(2001)
Resumo: Investigação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Saberes, Cultura e Práticas Escolares. A análise aponta as possibilidades e dificuldades ...