Navegação 40001016079P9 Programa de Pós-Graduação em Turismo por título
Itens para a visualização no momento 29-48 of 86
-
Identidade pós-moderna do sujeito-turista : um estudo da imagem turpistica externa do destino Curitiba - PR a partir do planejamento urbano
(2015)Resumo: Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil, é uma cidade que agrega valores e características que a colocam no mercado internacional dos destinos turísticos como uma cidade global, modelo de planejamento e ... -
Impactos econômicos da crise Covid-19 no turismo : um estudo nas agências de viagens
(2022)Resumo: As agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da atual crise econômica resultante da pandemia do novo coronavírus. Crise esta que paralisou o mundo, principalmente, ... -
Inclusão no caminho da hospitalidade : processos que impactam o bem-estar dos turistas surdos
(2022)Resumo: O presente estudo faz parte da linha Organizações Turísticas Públicas e Privadas e procura trazer contribuições diretas ao grupo de estudo TEEM – Turismo, Educação, Emprego e Mercado da Universidade Federal do ... -
Interações entre experiência turística e museológica : análise do Museu da Loucura de Barbacena – MG, a partir de conteúdo gerado pelo usuário
(2021)Resumo: A relação entre turismo e museus é interdependente, favorece a preservação patrimonial e auxilia na comunicação entre visitantes e sociedade. Entretanto, o planejamento desalinhado desta relação induz à uma ... -
Interações entre o turismo e a cultura na Colônia de Entre Rios, Paraná
(2020)Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a interação entre cultura e o turismo em Entre Rios/PR. Para alcançar tal propósito, buscou-se compreender a relação dos moradores, turistas, empresários e representantes ... -
A intervenção da estratégia na demanda turística, o caso ilustrativo de Bento Gonçalves/RS
(2020)Resumo: O estudo empírico da implementação da estratégia e suas inferências no campo do turismo e as relações com o fluxo e a permanência do turista, são as principais motivações desta pesquisa. O contexto de análise envolve ... -
A linha turística ferroviária Curitiba-Litoral e a sua importância para o turismo do Município de Morretes-PR
(2020)Resumo: Os sistemas de transporte foram muito importantes para o desenvolvimento das viagens turísticas. O trem a partir do século XIX foi o sistema de transporte que possibilitou o deslocamento de grande quantidade de ... -
A oferta de souvenirs gastronômicos no destino Morretes/PR
(2018)Resumo: Os souvenirs gastronomicos sao produtos compostos por alimentos e/ou bebidas, adquiridos pelos turistas ao redor do mundo, levados para casa como uma lembranca, seja para seu consumo ou para dar de presente. Trazem ... -
Um olhar sobre o nicho Geek em Curitiba/PR
(2021)Resumo: A cultura pop representa e é apreciada pela sociedade contemporânea, por suas facetas do entretenimento, que envolvem a produção e o consumo em massa de manifestações culturais populares e midiáticas oriundas do ... -
Os produtos turísticos de Curitiba desde a perspectiva dos gestores das agências de turismo receptivo
(2015)Resumo: As agências de turismo são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços turísticos. No mercado receptivo, as agências são especializadas em oferecer produtos para o turista conhecer o destino, com ... -
A paisagem sensível do enoturismo : uma abordagem fenomenológica
(2019)Resumo: O enoturismo, tal como o turismo gastronômico, evoca os sentidos de proximidade e de afeto: olfato, paladar e tato. Aqueles sentidos que nos conectam com o lugar, ao conjugar conhecimento e afetividade, saber e ... -
A participação plural no desenvolvimento do turismo de Curitiba/PR
(2022)Resumo: O turismo constitui-se como um fenômeno que possui vasto potencial para o desenvolvimento. No entanto, ele também pode gerar consequências negativas se não houver o planejamento efetivo, além de uma eficiente gestão ... -
A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
(2017)Resumo: O que é mais atrativo ao turista nas cidades? A atratividade é um conceito no turismo discutido recentemente, com raízes na década de 70. As estruturas, os equipamentos e acessibilidade; as características culturais, ... -
A percepção de riscos de desastres naturais no destino turístico Morretes, no estado do Paraná
(2020)Resumo: O presente trabalho tem o intuito de desenvolver reflexões sobre a temática referente a desastres naturais e suas relações com atividades de turismo e a proteção ao turista, este trabalho parte de revisão de ... -
A percepção do usuário na disponibilização de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual em atrativos turísticos : um estudo no Museu Oscar Niemeyer - Curitiba-PR
(2018)Resumo: A acessibilidade é um importante recurso não só para pessoas com deficiências (PcD), mas para todos os indivíduos, uma vez que todos estão passíveis a desenvolver ou em algum momento da vida apresentar uma incapacidade ... -
A percepção dos gestores públicos e privados de destinos no Brasil e México, sobre a importância de contar com indicadores que permitam avaliar o planejamento, gestão e controle do turismo em destinos
(2017)Resumo: A abordagem de estudos relacionados a políticas públicas vem aumentando o referencial da literatura em diversas áreas de pesquisa. As políticas públicas aparecem como destaque em áreas como economia, saúde, educação ... -
Políticas públicas de turismo e de cultura e suas interações : uma análise institucional do Estado do Paraná
(2020)Resumo: O turismo é um fenômeno complexo, e por isso tanto sua compreensão quanto o seu desenvolvimento, dependem de uma abordagem pautada em diversas áreas do conhecimento. Como parte desse conhecimento estão as políticas ... -
O processo de turistificação dos Bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé, e a criação da Via grastronômica do Sol Poente, em Florianópolis (SC)
(2016)Resumo: Com o propósito de investigar o processo de turistificação dos bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé, este trabalho teve como objetivos específicos (i) compreender o processo de turistificação em ... -
Promoção turística e projeção internacional do Brasil : uma análise de redes organizacionais, turísticas e comerciais brasileiras
(2022)Resumo: O turismo é fenômeno internacionalizado e dependente de ambientes políticos, econômicos e tecnológicos mais amplos das sociedades em que ocorre. Além das contribuições tecnológicas do século XX, a atividade turística ... -
Reflexos do setor criativo audiovisual no turismo : um estudo das produções cinematográficas no destino turístico Curitiba-PR
(2019)Resumo: O turismo como atividade social, econômica e cultural dialoga de forma contínua com o espaço no qual atua, o destino turístico. As práticas turísticas são moldadas por aspectos oriundos das tendências contemporâneas, ...