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Um olhar sobre construções across-the-board
(2020)
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação as construções com dependências across-the-board (ATB). Dentre os vários tipos de construções ATB, este estudo se ocupa especificamente daquelas que envolvem ...
A Relação entre as classes acionais, definitude do objeto e telicidade do predicado na interpretação temporal de passado no crioulo haitiano
(2018)
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar a relação entre as classes acionais, definitude do objeto e telicidade na interpretação temporal de passado do crioulo haitiano. Partimos das predições de DeGraff (2007), ...
Políticas linguísticas na educação bilíngue : entre promessas, lacunas e expectativas
(2017)
Resumo: A educação bilíngue tem se popularizado como prática em escolas de educação básica nos últimos anos no Brasil, não obstante a ausência de legislação que regulamente os parâmetros de ensino em língua adicional. Os ...
O PrInt/UFPR em uma encruzilhada de discursos em políticas linguísticas, internacionalização e decolonialidade
(2020)
Resumo: Ao passo que são promovidas mais ações para institucionalização da internacionalização do ensino superior no Brasil, aumentam também pesquisas e críticas em torno desse tema e da sua relação com as políticas ...
A indeterminação do sujeito no falar Ludovicense
(2016)
Resumo: Esta pesquisa, que se fundamenta nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV 1972; 1994; 2001), trata da indeterminação do sujeito no português falado em São Luís, capital do estado do Maranhão. Esse ...
A Ambiguidade semântica do coletivo em processos de referenciação
(2007)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar termos coletivos em processos anafóricos em textos jornalísticos. Nesse processo, mais especificamente quando o referente é singular, e a anáfora, plural (o inverso também ...
Sendo que : um caso de gramaticalização
(2015)
Resumo: Esta dissertação visa verificar o processo de gramaticalização, tido como um subconjunto da mudança linguística (HOPPER; TRAUGOTT 1993; 2003), pelo qual passou a forma verbal sendo, justapondo-se ao conector que ...
Língua e cultura no ensino de PLE : visões de professores do CELIN-UFPR a partir do uso de material didático.
(2015)
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar quais são as visões dos professores do PLE-CELIN sobre língua e cultura, principalmente em relação ao ensino de língua e como eles veem a relação entre língua e cultura no ...
Relações étnico-raciais e (re)construção de identidades no gênero 'Ladainhas de Capoeira'
(2016)
Resumo: O percurso metodológico desta pesquisa consiste em investigar como se configuram as vozes nas ladainhas de capoeira e de que forma esses discursos podem revelar relações com as discussões étnico-raciais e a ...
Vozes que sangram, paredes que falam : da falha e do impossível no discurso
(2019)
Resumo: Na presente dissertação buscamos compreender sentidos produzidos no entreposto da falha do processo de interpelação ideológica e do impossível de (não) dizer que tomam como suporte diferentes materialidades ...