Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 20
Aspectos referentes ao desenvolvimento da oralidade em língua inglesa do professor em formação e em serviço
(2015)
Resumo: O presente trabalho visou investigar os aspectos referentes à oralidade em língua inglesa dentro da realidade de um grupo de alunos-professores em situação de formação e também em serviço de uma universidade estadual ...
Práticas de linguagem híbridas no ensino baseado em conteúdo na educação bilíngue
(2018)
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva etnográfica, de cunho qualitativo e interpretativista, e teve como objetivo analisar as práticas de linguagem híbridas nas interações orais dos alunos de 6º ...
O Programa Paraná Fala Inglês : uma autoetnografia sobre concepção de língua e uso de material didático em sala de aula
(2019)
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi investigar a concepção de língua presente no material didático adotado pelo programa "O Paraná fala Inglês" (PFI) por meio das atividades desenvolvidas na 2º fase do ...
Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
(2023)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar em qual proporção as atividades de um livro didático de inglês, classificadas por esta pesquisadora como "tarefas comunicativas", são propostas por professores do 6º ano do ...
Estudo sobre aquisição de vocabulário no ensino médio através de intervenções didáticas em sala de aula
(2019)
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de atividades de implementação lexical de palavras-alvo muito recorrentes na língua inglesa, de acordo com o British National Corpus (BNC) e o Cambridge and Nottingham ...
Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
(2019)
Resumo: Ao longo das últimas décadas o construto do falante nativo tem sido debatido a partir de diferentes perspectivas dentro do campo da Linguística Aplicada. No entanto, apesar da atenção que tem recebido por parte de ...
Crenças, objetivos e usos de inglês de alunos do Celin-UFPR sob uma perspectiva do inglês como língua franca
(2020)
Resumo: Por um conjunto de motivos, atualmente se considera a língua inglesa uma língua de comunicação global para falantes de diferentes primeiras línguas. Tal abordagem, bem como suas causas e consequências, tem sido ...
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
(2018)
Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino ...
Para além do método : a perspectiva do pós-método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2. ano do ensino fundamental
(2020)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção, possíveis potencialidades e limitações da perspectiva do Pós-método (PM) - condição construída pelo professor e não necessariamente inerente ao seu trabalho ...
Investigando atitudes de leitura entre aprendizes de Inglês como língua estrangeira : diferença entre readers e textos autênticos
(2017)
Resumo: A importância da leitura no processo de aquisição de língua estrangeira é defendida por muitos pesquisadores e tem na leitura extensiva seu principal representante (e.g., DAY; BAMFORD,1998; KRASHEN,1993; NUTTAL, ...