Navegação Teses por título
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Colaboração e formação continuada de professoras : a pedagogia do encontro
(2021)Resumo: Esta pesquisa versa sobre sujeitos que se constituem em relação e nesta relação aprendem, ensinam, ressignificam, formam e desconstroem palavras-mundos em um movimento de resposta aos contextos sócio-históricos dos ... -
Comédia romântica cinematográfica e a manipulação das convenções de gênero em La La Land - Cantando Estações (2016)
(2019)Resumo: O cinema é chamado de "sétima arte" por herdar diversas formas composicionais e temas de outros meios expressivos, as quais costumam ser repetidas e recriadas. A intertextualidade é um recurso bastante utilizado ... -
Configuração erótica e infernal das cidades no romance noir latino-americano : o caso de México, Colômbia e Brasil
(2017)Resumo: A cidade "moderna" (representada claramente nos romances noir e policiais) criou múltiplas metáforas da exacerbação, do terror e da exclusão na literatura latinoamericana. Instaurou-se como protagonista em inúmeras ... -
A constituição do nós em aulas de português com migrantes venezuelanas : ideologias linguísticas de estudantes e professora em aulas online durante a pandemia da Covid-19
(2023)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar memorialisticamente um grupo de seis migrantes venezuelanas e a professora em aulas de português online no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19. A investigação é um ... -
Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
(2018)Resumo: Nesta pesquisa você terá a oportunidade de ler estórias que visam investigar uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos em um curso de graduação em Letras Português-Inglês no qual ... -
Correndo atrás de coelhos e essências : uma tradução do dicionário intermitentemente filosófico Quiddities a partir da indeterminação da tradução
(2023)Resumo: Esta pesquisa propõe uma tradução de alguns verbetes de Quiddities: um dicionário intermitentemente filosófico, de Willard van Orman Quine, publicado em 1987, que parte do princípio da indeterminação da tradução ... -
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ... -
Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
(2020)Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal ... -
Crítica e teoria poética nos séculos de ouro : a teorização sobre o gênero épico nas artes poéticas e um estudo sobre a poesia épica de Lope de Vega
(2018)Resumo: A teorização sobre os gêneros literários proporcionou um debate intenso nos séculos XVI e XVII na Espanha. Com um claro ideal de ordenação, diversas artes poéticas foram escritas no final do século XVI, levando em ... -
Cultura e representações do livro didático de língua inglesa do PNLD
(2020)Resumo: No contexto de ensino público brasileiro, nos últimos anos, a língua inglesa tem se destacado como a disciplina de Língua Estrangeira obrigatória no currículo nacional. Além disso, desde 2011, com o Plano Nacional ... -
Curso de formação local para professores de inglês como meio de instrução : elaboração, pilotagem, resultados
(2021)Resumo: Como diria o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, ou seja, sua fluidez e volatidade estão presentes constantemente nas relações interpessoais, encurtando as distâncias relacionais, ... -
Da linguagem totalitária às notas de repúdio : um olhar discursivo acerca da pandemia de Covid-19
(2022)Resumo: Pode-se apontar que há no Brasil o desenvolvimento de um populismo autoritário e, decorrente dele, de uma linguagem totalitária. Como materialização desse momento histórico-social, apresenta-se a análise de textos ... -
De volta para tempos modernos : a incompatibilidade programática entre competência digital e plataformização do ensino
(2023)Resumo: A presente pesquisa de doutorado se propôs investigar a competência digital de professores de Inglês em Curitiba e sua Região Metropolitana atuantes na rede estadual de ensino do Paraná. Para conhecer a infraestrutura ... -
O debate entre decomposicionismo e a atomismo léxico-conceituais e a problematização a respeito da analiticidade
(2017)Resumo: Este trabalho investiga o debate entre duas perspectivas teóricas conflitantes. Uma é a do decomposicionismo conceitual, associada à semântica conceitual desenvolvida por autores como Jackendoff (1983; 1987a; 1987b; ... -
O desafio da educação no Brasil e na França = o processo de leitura de jovens e adultos em situação de reinserção escolar em uma perspectiva de retomada de estudos
(2018)Resumo: Em termos de reintegração escolar de jovens e adultos, o Brasil trabalha com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a França com o Diploma de Acesso a Estudos Universitários (Da Eu ). Cada uma dessas formações ... -
Desafios decoloniais : práticas de enfrentamento à colonialidade no ensino superior
(2023)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e problematizar quais e como os conceitos derivados da decolonialidade estão presentes nas práticas docentes em aulas de diferentes cursos de graduação da Universidade ... -
A descrição estrutural de orações relativas fortemente livres e construções correlatas
(2016)Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar uma proposta de análise para as relativas livres que dispense completamente quaisquer categorias vazias indexadas ao pronome-Q. Portanto, o que perseguimos aqui é a ideia de ... -
A descrição estrutural de orações relativas fortemente livres e construções correlatas
(2016)Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar uma proposta de análise para as relativas livres que dispense completamente quaisquer categorias vazias indexadas ao pronome-Q. Portanto, o que perseguimos aqui é a ideia de ... -
Diálogos interculturais, currículo próprio e práticas de resistência/reexistência em uma escola Guarani
(2020)Resumo: Esta pesquisa é uma etnografia da linguagem (GARCEZ, SCHULZ, 2015) que teve como foco a compreensão do processo de reelaboração de um currículo indígena intercultural a partir das práticas Guarani na Escola Yvy ... -
Diálogos sobre o bem viver : uma leitura de enunciados de resistência e luta coletiva produzidos por mulheres indígenas brasileiras através da escrita
(2022)Resumo: Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo as vozes e valores sociais presentes em enunciados produzidos por mulheres indígenas na contemporaneidade para compreender de que modo o "Bem Viver" é interpretado ...