Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
O Programa Paraná Fala Inglês : uma autoetnografia sobre concepção de língua e uso de material didático em sala de aula
(2019)
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi investigar a concepção de língua presente no material didático adotado pelo programa "O Paraná fala Inglês" (PFI) por meio das atividades desenvolvidas na 2º fase do ...
Estudo sobre aquisição de vocabulário no ensino médio através de intervenções didáticas em sala de aula
(2019)
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de atividades de implementação lexical de palavras-alvo muito recorrentes na língua inglesa, de acordo com o British National Corpus (BNC) e o Cambridge and Nottingham ...
Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
(2019)
Resumo: Ao longo das últimas décadas o construto do falante nativo tem sido debatido a partir de diferentes perspectivas dentro do campo da Linguística Aplicada. No entanto, apesar da atenção que tem recebido por parte de ...
Formação inicial e o mito do "falante nativo" : construções identitárias de professores de inglês em uma comunidade de prática
(2019)
Resumo: Os recentes processos de internacionalização das universidades têm incentivado a vinda de "falantes nativos" de diversas línguas para o Brasil, entre eles os de língua inglesa. Sua relação com a comunidade acadêmica ...
Narrativas e trajetórias : o aprendizado de inglês por estudantes lidos como negros no cenário universitário
(2019)
Resumo: A busca pelo aprendizado de uma língua estrangeira/adicional parte de diversos grupos com demarcadores sociais bem definidos. Entretanto, a falta de recortes torna invisíveis experiências e trajetórias de sujeitos ...
O ensino de inglês como língua franca : perspectivas docentes em contexto
(2019)
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a práxis de duas professoras formadoras durante uma disciplina de língua inglesa em um curso de graduação - língua inglesa, tendo como pano de fundo a perspectiva do ...
Multiliteracies, translingual practice and english as a lingua franca : decolonizing teacher education in a public university in Brazil
(2019)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico se foca na área de formação de professores e nos desafios impostos aos educadores envolvendo os multiletramentos (MONTE MÓR, 2015; COPE and KALANTZIS, 2009), o inglês ...
A percepção de phrasal verbs com /t/ final e suas relações com a frequência de uso : um teste de identificação
(2019)
Resumo: Esta dissertação de Mestrado teve por objetivo aplicar um teste de percepção com características identificatórias, para a observação da percepção de phrasal verbs do inglês por falantes brasileiros. O embasamento ...