Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Cleverson Renan da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorTomio, Aline Macedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T18:11:21Z
dc.date.available2021-11-16T18:11:21Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39751
dc.descriptionOrientador : Cleverson Renan da Cunha.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão para potencializar o desempenho de empresas. Para auxiliar a gestão, um dos principais instrumentos utilizados é o planejamento estratégico, ferramenta esta, que proporciona uma análise de eventos passados para construir o caminho ao alvo futuro. Por oportuno, vale ressaltar que são as estratégias utilizadas neste caminho que irão proporcionar o alcance dos objetivos. A falta de maturidade em planejamento e gestão são os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade. Em consequência, a quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos. Os motivos vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Diante do exposto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma metodologia de planejamento estratégico para a micro e pequena empresa. Tal proposta foi baseada nos conceitos e formalizações direcionados à grande empresa e adaptado às características e particularidades do pequeno negócio. O modelo proposto foi implantando numa clínica médica que atua em tratamentos de emagrecimento, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. A metodologia adotada foi prática e de fácil compreensão, além disso, auxiliou o gestor na tomada de decisão e por sua vez, acabou por adotá-lo como instrumento de gestão.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (64 p.) : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectBeleza física - Tratamentopt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico para empresa de pequeno porte do setor de estéticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples