Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ...
Formação inicial de professores : espaços comunicativos no estágio curricular supervisionado de química
(2018)
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Licenciatura envolve problematização da prática educacional e articulação entre a teoria e a prática na formação de professores. Este perfil de formação se relaciona ...
A experiência científica como metodologia qualificadora na aprendizagem de conhecimentos científicos
(2022)
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada com professoras de Ciências, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo ...
Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
(2019)
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo principal discutir e analisar as contribuições das atividades experimentais na formação inicial de professores de Física. A ideia é analisar as atividades ...
Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
(2018)
Resumo: A presente investigação teve como objetivo geral analisar os aspectos didáticos e formativos de uma abordagem entre Ciência e Poesia na formação de licenciandos em Física. A fundamentação teórica foi aportada em ...
As mudanças nos documentos oficiais para formação e professores : um retrato da adequação realizada pelas instituições e ensino superior da região sul do Brasil
(2020)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática adequaram seus currículos às mudanças estabelecidas nos documentos oficiais que regulamentam a formação de professores entre ...
O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
(2021)
Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu ...
Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra-SC
(2018)
Resumo: Os museus são considerados atualmente espaços de imensas possibilidades educativas, pois, além de favorecerem a compreensão da ciência, conteúdos e pesquisas, também contribuem para a formação de opinião e criticidade ...
Resolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática
(2017)
Resumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos ...
O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
(2021)
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para ...