Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 27
Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física
(2019)
Resumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, ...
Ensino de ciências nos anos iniciais : um diálogo com professores polivalentes
(2019)
Resumo: Esta pesquisa se insere na modalidade qualitativa, assumida na abordagem fenomenológica, e foi orientada pela interrogação "Que compreensões o professor dos anos iniciais tem sobre Ciências e o seu ensino? Para ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Hortas urbanas e modos de vida minoritários
(2019)
Resumo: Esta pesquisa cartografa hortas urbanas e modos de vida minoritários na cidade de Curitiba. Os percursos que apresento aqui se construíram em campo, cartografando, entre solicitações constantes pelo cultivo de uma ...
Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral
(2019)
Resumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se ...
Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
(2019)
Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ...
Resoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental
(2019)
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar conhecimentos que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba revelam saber sobre frações. Para tal, buscamos identificar quais esquemas ...
A educação inclusiva em espaços não formais : uma análise dos museus de ciências brasileiros
(2019)
Resumo: A presente pesquisa foi realizada a partir da articulação entre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências em espaços não formais, buscando contribuir para que se ampliem as discussões no que diz respeito à inclusão ...
O conhecimento químico nos museus de ciências do estado do Paraná
(2019)
Resumo: O presente estudo está inserido no contexto de divulgação científica em espaços não formais e analisa o conhecimento químico nos museus de ciências do Paraná. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar ...
Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
(2019)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca da Investigação Matemática (IM) na formação inicial de professores que ensinam Matemática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ...