Navegação Dissertações por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
(2015)Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na ... -
Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no contexto do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
(2017)Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar contribuições de como o professor vai se desenvolvendo profissionalmente na direção da atribuição de novos sentidos às atividades de ensino envolvendo Resolução de Problemas ... -
Diga como me olhas e digo quem tu és : um estudo sobre as concepções de educação ambiental de professores de Ciências em escolas municipais de Curitiba
(2014)Resumo: Esta dissertação investiga e analisa as concepções de Educação Ambiental de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Curitiba a partir dos seus discursos e práticas. Para isso, inicia-se com uma revisão ... -
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
(2015)Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação ... -
Ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana : práticas de professores de matemática
(2016)Resumo: Em 9 de janeiro de 2003, o Presidente da República sancionou a implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para ser desenvolvido por ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas de professores de química para inclusão de alunos com deficiência visual
(2015)Resumo: O presente trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo estudar e analisar as necessidades formativas de professores de Química, para inclusão de alunos com deficiência visual. Com intuito de atingir tal ... -
Experimentações e(m) processo de formação : entre marcas, corpos e invenções
(2015)Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação, explorando relações entre corpo e produção de subjetividade. Entende a formação em um sentido amplo, como processualidade subjetivante atravessada pelas ... -
Experimentações ecosóficas : educações em movimentos de (ciclo)artivismo
(2017)Resumo: Esta pesquisa cartografa processos de construção da Bicicletaria Cultural, da Praça de bolso do ciclista, do Parque Gomm - acompanhando proposições do projeto Salvemos o Bosque da Casa Gomm - e do Arquipélago de ... -
A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem ... -
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes ... -
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ...