Browsing Dissertações by Issue Date
Now showing items 1-20 of 109
-
X : X
(20--)Resumo: O epistemologo Ludwik Fleck, autor da obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, por meio do estudo de caso de uma doenca, discute o processo de construcao da Ciencia. No Brasil vem sendo desenvolvidas ... -
X : X
(20--)Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ... -
X : X
(20--)Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática ... -
X : X
(20--)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar e investigar as relações que podem ser estabelecidas entre o movimento histórico e lógico do raciocínio combinatório e a organização do seu ensino, considerando as situações ... -
Licenciatura em matemática a distância
(2012-05-23)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a Licenciatura em Matemática a distância a partir de um estudo sobre o ensino de vetores. Essa pesquisa foi realizada na Universidade Federal de ... -
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
(2012-08-08)Resumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o ... -
O currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba
(2012-12-13)Resumo: Os objetivos deste trabalho foram compreender as convergências e divergências, no que diz respeito aos níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores ... -
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ... -
Uma análise dos esquemas do processo de modelagem matemática
(2013)Resumo: Apresenta-se uma descrição de como a Modelagem Matemática é apresentada por autores brasileiros que tratam do tema no contexto da Educação Matemática. Para isso, fez-se previamente um levantamento de livros e artigos ... -
Livro didático de química - PNLD/2012
(2013)Resumo: Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo ... -
Produção didática de professores para uso com tecnologias em aulas de matemática
(2013)Resumo: Em meados de 2007 foram instaladas em todas as salas de aula da Rede Pública Estadual do Paraná as "TVs Multimídia". Esse equipamento pode ser pensado como um "elemento perturbador e provocativo" entre os professores, ... -
Um estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar
(2013)Resumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram ... -
Expressão gráfica
(2013-03-07)Resumo: Esta investigação descreve como a "Expressão Gráfica" é abordada nas comunicações do Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design ... -
Educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná
(2013-03-13)Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) ... -
A articulação entre o ensino de ciências e as TIC : uma análise de materiais didáticos digitais produzidos por professores
(2013-05-23)Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes ... -
Modelagem matemática
(2013-05-29)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a Modelagem Matemática tal como ela é relatada por alguns professores de matemática, atuantes em escolas estaduais do município de Curitiba, que participaram do Programa ... -
Os saberes docentes na formação de professores
(2013-06-21)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais os Saberes Docentes foram elaborados pelos Bolsistas de Iniciação a Docência que participaram do PIBID/ Subprojeto Química no período correspondente a Abril ... -
As múltiplas dimensões no processo formativo de professoers no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012)
(2013-08-28)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as dimensões formativas no contexto da formação de professores de física participantes do subprojeto PIBID-UFPR-Física (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a ...