Now showing items 1-20 of 109

    • X : X 

      X (20--)
      Resumo: O epistemologo Ludwik Fleck, autor da obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, por meio do estudo de caso de uma doenca, discute o processo de construcao da Ciencia. No Brasil vem sendo desenvolvidas ...
    • X : X 

      X (20--)
      Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ...
    • X : X 

      X (20--)
      Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática ...
    • X : X 

      X (20--)
      Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar e investigar as relações que podem ser estabelecidas entre o movimento histórico e lógico do raciocínio combinatório e a organização do seu ensino, considerando as situações ...
    • Licenciatura em matemática a distância 

      Mattos, Silvana Gogolla de (2012-05-23)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a Licenciatura em Matemática a distância a partir de um estudo sobre o ensino de vetores. Essa pesquisa foi realizada na Universidade Federal de ...
    • A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas 

      Camargo, Keilla Cristina Arsie (2012-08-08)
      Resumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o ...
    • A célula no divã 

      Gama, Adriana Ferreira (2012-11-12)
      Resumo
    • Um estudo sobre o PIBID 

      Paredes, Giuliana Gionna Olivi (2012-11-19)
      Resumo
    • O currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba 

      Feliciano, Michelle Tais Faria (2012-12-13)
      Resumo: Os objetivos deste trabalho foram compreender as convergências e divergências, no que diz respeito aos níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores ...
    • Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória 

      Dombrowski, Adriane Elisa (2013)
      Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ...
    • Uma análise dos esquemas do processo de modelagem matemática 

      Souza, Henrique Cristiano Thomas de (2013)
      Resumo: Apresenta-se uma descrição de como a Modelagem Matemática é apresentada por autores brasileiros que tratam do tema no contexto da Educação Matemática. Para isso, fez-se previamente um levantamento de livros e artigos ...
    • Livro didático de química - PNLD/2012 

      Turin, Jussara (2013)
      Resumo: Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo ...
    • Produção didática de professores para uso com tecnologias em aulas de matemática 

      Lopes, Renata Cristina (2013)
      Resumo: Em meados de 2007 foram instaladas em todas as salas de aula da Rede Pública Estadual do Paraná as "TVs Multimídia". Esse equipamento pode ser pensado como um "elemento perturbador e provocativo" entre os professores, ...
    • Um estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar 

      Andretta, Patricia (2013)
      Resumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram ...
    • Expressão gráfica 

      Góes, Heliza Colaço (2013-03-07)
      Resumo: Esta investigação descreve como a "Expressão Gráfica" é abordada nas comunicações do Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design ...
    • Educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná 

      Roehrig, Silmara Alessi Guebur (2013-03-13)
      Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) ...
    • A articulação entre o ensino de ciências e as TIC : uma análise de materiais didáticos digitais produzidos por professores 

      Assis, Kleine Karol (2013-05-23)
      Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes ...
    • Modelagem matemática 

      Barbosa, Angela Afonsina de Souza (2013-05-29)
      Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a Modelagem Matemática tal como ela é relatada por alguns professores de matemática, atuantes em escolas estaduais do município de Curitiba, que participaram do Programa ...
    • Os saberes docentes na formação de professores 

      Tobaldini, Bárbara Grace (2013-06-21)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais os Saberes Docentes foram elaborados pelos Bolsistas de Iniciação a Docência que participaram do PIBID/ Subprojeto Química no período correspondente a Abril ...
    • As múltiplas dimensões no processo formativo de professoers no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012) 

      Fedechem, Roberto Alexandre (2013-08-28)
      Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as dimensões formativas no contexto da formação de professores de física participantes do subprojeto PIBID-UFPR-Física (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a ...