Dissertações
Recent Submissions
-
Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades para o ensino de matemática
(2020)Resumo: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, tendo por objetivo descrever possibilidades da Modelagem Matemática enquanto ... -
Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
(2023)Resumo: O modelo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), visa compreender os saberes necessários para o professor, integrar efetivamente a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ele surge da ... -
Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
(2023)Resumo: A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a ... -
A matemática no ensino médio de uma escola Waldorf : uma discussão sobre currículo
(2023)Resumo: Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionamos "Como aspectos do currículo de ... -
Ecofeminismo e educação para o desenvolvimento sustentável : promovendo valores à luz da teoria das representações sociais
(2023)Resumo: Os conteúdos ligados à Educação Ambiental podem ser explorados com riqueza quando articulados a problemáticas sociais, como a discussão de gênero. Por isso, trabalhar o ecofeminismo e a educação para o desenvolvimento ... -
Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
(2023)Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação ... -
História da ciência na perspectiva das mulheres : o domínio da natureza e da mulher em Carolyn Merchant
(2023)Resumo: A presente dissertação tem como tema central a apresentação da história da ciência de uma perspectiva feminista, ao tomar como objeto de estudo a obra "The Death of Nature: Women, Ecologie and Scientific Revolution ... -
Impactos da fusão entre as metodologias sala de aula invertida e just-in-time teaching no ensino de química
(2022)Resumo: As Metodologias Ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco dos processos de ensino e aprendizagem no estudante, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas. ... -
Frustrar a catástrofe, proliferar mundos : composições ecológicas com Arthur Bispo do Rosário
(2023)Resumo: "Não é bons ventos", escreve Arthur Bispo do Rosário em um de seus bordados dedicados a apresentar o mundo no dia do Juízo Final. É com Bispo, com aquilo que denominamos de bloco- Bispo de intensidades, que tecemos ... -
Análise das interações orais argumentativas em um espaço virtual de aprendizagem : o papel docente e discente
(2023)Resumo: A argumentação no ensino de ciências tem sido amplamente defendida por pesquisadores por suas contribuições no processo de estruturação e construção do conhecimento. No campo da didática das ciências uma de suas ... -
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ... -
O ensino da matemática escolar e as possibilidades de diálogos com as práticas socioculturais da Vila do Pesqueiro (Região Praiana), em Soure - PA
(2022)Resumo: Com esta pesquisa tenho como objetivo relacionar os saberes contidos nas práticas socioculturais e suas possíveis interligações com o ensino da matemática na Vila de Pesqueiro. A referida vila fica localizada às ... -
A organização do ensino da estatística do 5º e 6º ano do ensino fundamental : o olhar dos professores
(2022)Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Formação de ... -
Percursos ecosóficos entre ruas e educação
(2022)Resumo: Este texto se desenha por algumas das principais ruas da região central da cidade de Curitiba, costurando com Rúbia tráfegos e jornadas. Aprendizagens marcadas pelo encontro com uma mulher com trajetória de rua. ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ... -
Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, ... -
Diga como me olhas e digo quem tu és : um estudo sobre as concepções de educação ambiental de professores de Ciências em escolas municipais de Curitiba
(2014)Resumo: Esta dissertação investiga e analisa as concepções de Educação Ambiental de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Curitiba a partir dos seus discursos e práticas. Para isso, inicia-se com uma revisão ... -
O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas
(2022)Resumo: Nessa pesquisa, se identifica o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como aquele resultante da intersecção entre o conhecimento específico da ciência que o professor detém e o conhecimento pedagógico alinhado ... -
Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
(2022)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à ...