Dissertações
Recent Submissions
-
Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
(2022)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, na abordagem fenomenológica, teve como meta inventariar e analisar as produções didático-pedagógicas resultantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), elaboradas ... -
Programas de combate ao abandono escolar no Paraná (2018/2019) : reflexões e compreensões
(2022)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as políticas públicas em vigor no estado do Paraná, que têm foco no combate ao abandono escolar – Programa de Combate ao Abandono Escolar (2018) e Programa Presente ... -
Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
(2022)Resumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, ... -
A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba-PR no período de pandemia do Covid-19
(2022)Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a presença e o modo como noções matemáticas são trabalhadas nas atividades propostas nas aulas remotas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação - SME de Curitiba para ... -
Maternidades e química : uma análise das trajetórias de bolsistas produtividade em pesquisa
(2022)Resumo: Diante do cenário sociocultural, as mulheres são as grandes responsáveis pelo trabalho de reprodução social, que implica no cuidado e socialização da geração futura e cujos efeitos são sentidos ao longo de seus ... -
Corpos em criação : aprendizagens entre educação, palhaçaria e cartografia
(2022)Resumo: Esta pesquisa movimenta-se entre palhaçaria, cartografia e educação não formal em ciências, desenvolvendo fluxos em diferentes sentidos e direções. Parte-se da escrita com as marcas no corpo – desassossegos produzidos ... -
Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
(2022)Resumo: Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições de uma proposta pedagógica para o ensino remoto, cujo intuito era promover a compreensão dos principais objetos que constituem e validam as relações entre ... -
Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
(2021)Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já ... -
Programação de aplicativos educacionais móveis por estudantes do ensino médio utilizando software App Inventor 2
(2021)Resumo: O trabalho aqui apresentado propõe uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar como os estudantes da 3º série do Ensino Médio ressignificam sua aprendizagem, por meio da programação de ... -
O Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escola
(2021)Resumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), ... -
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ... -
Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
(2021)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros ... -
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ... -
Percepções de docentes sobre a formação continuada em ciências da natureza no âmbito da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2021)Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo a formação continuada de professores sendo objeto de estudo: A formação dos professores no âmbito do Pnaic de Ciências da Natureza no ... -
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ... -
A matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolar
(2021)Resumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da ... -
O feedback por meio das tecnologias digitais como estratégia para o desenvolvimento da regulação metacognitiva no ensino de ciências
(2021)Resumo: As transformações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange o contexto pandêmico, propiciam aos estudantes o acesso à internet e/ou outros ambientes digitais de forma ... -
Elementos inovadores do PPC de licenciatura em ciências da UFPR Litoral e sua relação com a prática docente dos egressos
(2021)Resumo: Nos últimos anos, a preocupação sobre a temática da formação inicial de professores tem sido debatida por vários pesquisadores em congressos, pesquisas e em políticas públicas para a educação. Esses debates circundam ... -
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
(2022)Resumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção ... -
A ciência na criança e a criança na ciência : aproximações na educação infantil
(2021)Resumo: A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal localizada em Pinhais/PR, junto a crianças na faixa etária entre cinco e seis anos que frequentam a pré-escola, especificamente as turmas de infantil V, tendo como ...