Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da ... -
Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
(2022)Resumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais propicia frequentes mudanças no indivíduo e na sociedade. Na Educação, o uso de linguagens de programação intuitivas, por exemplo, possibilita aos alunos e professores ... -
A docência da forma/ação universitária dos cursos de licenciatura em matemática
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que se propôs perseguir a interrogação: "como o(a) professor(a) do curso de licenciatura em matemática compreende a docência em/na sua prática pedagógica?". Em atenção ao fenômeno ... -
Discursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPES
(2023)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação ... -
Relações entre o pensamento matemático e o pensamento computacional : compreensões a partir de um curso de formação continuada de professores de matemática
(2023)Resumo: As Tecnologias Digitais têm se destacado como recursos essenciais para alterar o processo de aprendizagem, o que reverbera nas políticas públicas que orientam o currículo da Educação Básica, como a Base Nacional ... -
(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
(2023)Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. ... -
A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática
(2023)Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, ... -
O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
(2023)Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente ... -
A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira
(2023)Resumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada ... -
Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
(2023)Resumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. ...