Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 50
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)
Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ...
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ...
Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
(2020)
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir ...
Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física
(2019)
Resumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, ...
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)
Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ...
Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira
(2018)
Resumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática ...
Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral
(2019)
Resumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se ...
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)
Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ...