Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências Naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da ...
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)
Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ...
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)
Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ...
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ...
Alfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental : os indicadores presentes nas falas dos alunos a partir de experiências no ensino de ciências
(2020)
Resumo: O ensino de Ciências é importante para os estudantes dos anos iniciais da escolarização, trata de assuntos que despertam a curiosidade, por fazer relação com questões cotidianas e principalmente por auxiliar estes ...
Contribuições de uma sequência didática para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais
(2018)
Resumo: O objetivo deste estudo e propor uma sequencia didatica sobre a agua, contribuindo para a iniciacao a Alfabetizacao Cientifica de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola publica do Parana. ...
A ciência na criança e a criança na ciência : aproximações na educação infantil
(2021)
Resumo: A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal localizada em Pinhais/PR, junto a crianças na faixa etária entre cinco e seis anos que frequentam a pré-escola, especificamente as turmas de infantil V, tendo como ...
O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
(2020)
Resumo: O conhecimento químico, representado pelos conteúdos relacionados à Química, faz parte do componente curricular de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os documentos oficiais, como a Base ...
As tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais
(2019)
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto com professores corregentes dos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. O estudo traz como objetivo central analisar os ...
A alfabetização científica e tecnológica no ciclo II do ensino fundamental : um estudo nas escolas municipais de Curitiba
(2015)
Resumo: O tema dessa pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo geral é pesquisar e analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências ...