Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 33
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ...
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)
Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ...
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)
Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ...
A aprendizagem de noções de quantidade por crianças autistas : um olhar a partir da atividade orientadora de ensino
(2021)
Resumo: Considerando as discussões sobre inclusão escolar e o atendimento das pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem ...
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ...
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)
Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ...
Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
(2021)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros ...
Engenheiro-professor : uma análise dos sentidos atribuídos à docência
(2021)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à docência por engenheiros que atuam como professores nos cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior. Metodologicamente, foram ...
Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
(2021)
Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de ...
Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
(2021)
Resumo: Esta investigação consistiu em analisar as ações dos cientistas participantes do Projeto Cientistas na Escola. O objetivo foi identificar quais visões de ciência e de cientista são por eles veiculados, bem como, ...