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Recomendações de acessibilidade e usabilidade para Chatbots web : inclusão do usuário cego
(2021)
Resumo: Cada vez mais, a acessibilidade Web tem auxiliado na inclusão das pessoas cegas possibilitando maior igualdade de oportunidades. Na Web, onde encontramos incontáveis serviços e informações, viu-se o crescimento dos ...
Ferramentas de co-design voltadas a moradores de habitação de interesse social
(2016)
Resumo: Os produtos industriais direcionados para a baixa renda não contemplam a dinâmica e realidade do contexto da habitação, fazendo-se necessário uma maior aproximação das equipes de projeto deste consumidor para que ...
Infográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design
(2018)
Resumo: A presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: ...
Diretrizes para o design pós-antropocêntrico : aplicação em colmeias de abelhas nativas
(2021)
Resumo: A presente dissertação trata da investigação dos princípios gerais para um Design pósantropocêntrico, voltado ao tratamento equânime de todas as formas de vida. Buscou-se, também, identificar o papel que a Fabricação ...
Estudo da experiência das pessoas com deficiência visual em restaurantes
(2017)
Resumo: O presente estudo aborda a experiência de pessoas com cegueira e baixa visão em restaurantes, no intuito de verificar problemas e possíveis melhorias para a satisfação desses clientes. Para melhor compreensão sobre ...
Gestão de design, manufatura aditiva e emoção : cerâmicas de mesa para estabelecimentos comerciais gastronômicos
(2019)
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo aplicado quanto à gestão de design voltada para a produção de louças cerâmicas de uso gastronômico, produzidas pelo processo de Manufatura Aditiva, centrada no campo ...
Comportamento sustentável através de estratégias associadas à utilização de internet das coisas
(2021)
Resumo: A Transformação Digital está modificando a maneira como as pessoas se relacionam com o meio em que vivem. Novos artefatos tecnológicos surgem e moldam o com portam ento humano de modo a ficar cada vez mais dependente ...
Recomendações para design de jogos eletrônicos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
(2017)
Resumo: Os Museus têm se empenhado, sobretudo nas últimas décadas, na ressignificação de seu papel institucional - a fim de quebrar um persistente senso comum de "lugar de coisa velha" - para se consolidarem como instituições ...
Dimensões de análise e abordagens de design para inovação social: proposição de um framework
(2018)
Resumo: Os modelos de vida atuais baseados no individualismo e imediatismo, na cultura do consumo e aquisição de bens materiais, são responsáveis pelo desencadeamento de contextos socioambientais críticos. Na contramão ...
A compreensão da representação gráfica da eficácia de métodos contraceptivos por mulheres
(2022)
Resumo: A representação gráfica em saúde é utilizada para uma melhor comunicação com o público-alvo, incluindo na área de contracepção. A eficácia de métodos contraceptivos é tanto um dado apresentado de forma porcentual, ...