Navegação Dissertações por título
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Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ... -
Memórias e agenciamentos nos processos criativos : as materialidades e o design da marca de moda local Curitiba, Novolouvre
(2021)Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender como as coisas que rodeiam a designer Mariah Salomão Viana, acionam memórias que exercem agência e são agenciadas em meio aos processos criativos e de desenvolvimento ... -
Mensuração de emoções durante a interação homem-computador : uma ferramenta livre para coleta de dados fisiológicos
(2019)Resumo: Os jogos têm a capacidade de impactar emocionalmente os jogadores, colocando em situações amistosas, sombrias, desesperadas, desafiantes e muitas outras. Entender quais elementos de jogo geram quais emoções é um ... -
Métodos da engenharia kansei para a mensuração do espaço semântico
(2015)Resumo: Motivada pelo desafio de incorporar métodos que deem apoio à identificação, compreensão e aplicação da demanda emocional dos usuários no processo de design, este trabalho explora os métodos de mensuração do espaço ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ... -
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
(2020)Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao ... -
Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital
(2021)Resumo: O presente trabalho posiciona o Design vernacular como uma possivel fonte de conhecimento para fomentar a inovacao em produtos do cotidiano. O compartilhamento do conhecimento tem sido cada vez mais presente na ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ... -
Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário
(2018)Resumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona ... -
Percepção tátil de objetos do cotidiano : estudo de caso no reconhecimento de formas geométricas e representação gráfica de cegos congênitos
(2015)Resumo: Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Princípios para o design de jogos digitais com base em erro humano
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta princípios para o design de jogos digitais que considera conceitos de Erro Humano. Geralmente, um designer aplica conhecimentos pertinentes a Erro Humano na planificação da interface de um ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
(2022)Resumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser ... -
Props as a service prototyping tool
(2022)Resumo: A prototipagem de serviços é considerada uma atividade complexa e necessária em Service Design, e os Props são frequentemente mencionados na literatura existente sobre Design de Serviços e Prototipagem de Serviços. ... -
Propuesta de artefactos mediadores para la aplicación de la realidad virtual en la formación de cirujanos en video laparoscopía
(2023)Resumo: Atualmente, o ensino em cirurgia por videolaparoscopia é pouco accessível, pois é difícil o acesso a esse treinamento, devido a que são poucos os especialistas e a falta de equipamentos específicos que auxiliam no ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
(2023)Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses ...