Dissertações
Recent Submissions
-
Abordagens colaborativas de design orientadas a projetos sociais
(2019)Resumo: O presente estudo investiga a integração dos conceitos norteadores do Design Colaborativo no contexto de projetos de cunho social. Partindo da compreensão do fenômeno da colaboração em um projeto de Design, discute-se ... -
Gestão de design, manufatura aditiva e emoção : cerâmicas de mesa para estabelecimentos comerciais gastronômicos
(2019)Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo aplicado quanto à gestão de design voltada para a produção de louças cerâmicas de uso gastronômico, produzidas pelo processo de Manufatura Aditiva, centrada no campo ... -
Mensuração de emoções durante a interação homem-computador : uma ferramenta livre para coleta de dados fisiológicos
(2019)Resumo: Os jogos têm a capacidade de impactar emocionalmente os jogadores, colocando em situações amistosas, sombrias, desesperadas, desafiantes e muitas outras. Entender quais elementos de jogo geram quais emoções é um ... -
Uso do bambu industrializado no Brasil e sua aplicação no design de móveis : estudo de caso da empresa Oré Brasil
(2015)Resumo: A estruturação da cadeia produtiva do bambu industrializado e o desenvolvimento de sua cultura de uso, são aspectos fundamentais para a aplicação do material no design de móveis. Os estudos recentes realizados no ... -
Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ... -
Experiências de mulheres no design de superfície : narrativas sobre trabalho e trajetórias de Goya Lopes e Renata Rubim
(2019)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo documentar, descrever e analisar, os processos de Goya Lopes e Renata Rubim se tornarem designers de superfícies, afim de analisar tensões e resistências presentes nos modos de ... -
Consumo sustentável e o hábito de tomar banho : metaconceitos de sistemas produto + serviço sustentáveis para habitações de interesse social
(2019)Resumo: A presente dissertação se propõe a caracterizar o hábito de tomar banho de moradores de Habitações de Interesse Social (HIS) que possuem baixa renda e residem em Curitiba e região metropolitana. Por meio desta ... -
Estudo da experiência das pessoas com deficiência visual em restaurantes
(2017)Resumo: O presente estudo aborda a experiência de pessoas com cegueira e baixa visão em restaurantes, no intuito de verificar problemas e possíveis melhorias para a satisfação desses clientes. Para melhor compreensão sobre ... -
A Cocriação como estratégia de inovação no setor de vestuário
(2017)Resumo: O presente estudo aborda os processos de inovação no setor de vestuário, por meio da inovação aberta, com recorte no segmento de confecção e no mercado consumidor. O objetivo desta pesquisa é descrever como a ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Avaliação estética de protótipos no design de serviço
(2016)Resumo: Em um contexto em que frequentemente escuta-se queixas sobre a qualidade dos serviços, esta pesquisa procura contribuir para a avaliação e melhoria de projetos de Design de Serviço, aproximando o designer à percepção ... -
Requisitos para o redesign da RedeParaná : uma abordagem centrada no usuário
(2018)Resumo: O Governo do Paraná em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) desenvolveu uma Plataforma de Colaboração Corporativa denominada RedeParaná para ampliar a cooperação e comunicação entre os ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário
(2018)Resumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ... -
Infográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design
(2018)Resumo: A presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: ... -
Design, vivência, estética e afetos : uma síntese teórica
(2018)Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico, parte da seguinte pergunta: como definir a dimensão estética da vivência e suas relações com o design? Por meio de uma abordagem exploratória e com foco em pensamentos filosóficos ... -
Gestão de design e design para sustentabilidade : um estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de mobiliário
(2017)Resumo: O presente estudo se propõe a investigar o nível de maturidade da Gestão do Design em uma empresa de criação de mobiliário, assim como, sob esse contexto reconhecer a inserção estratégica do Design para Sustentabilidade ... -
Ferramentas para a concepção de audiogames acessíveis
(2018)Resumo: Cada vez mais a acessibilidade digital está auxiliando a utilização do meio virtual por pessoas com deficiência visual, permitindo o entretenimento através de jogos eletrônicos sonoros (audiogames). Considerando ... -
Educação Através do Design (EDADE) : uma proposta para explorar o alfabetismo visual com crianças do ensino fundamental
(2018)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo propor uma atividade de design, embasada na proposta da EdaDe, que estimule e verifique o alfabetismo visual em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se ...