Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 88
Ferramentas de co-design voltadas a moradores de habitação de interesse social
(2016)
Resumo: Os produtos industriais direcionados para a baixa renda não contemplam a dinâmica e realidade do contexto da habitação, fazendo-se necessário uma maior aproximação das equipes de projeto deste consumidor para que ...
Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
(2018)
Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no ...
Infográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design
(2018)
Resumo: A presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: ...
Modelo para estabelecer competências para o futuro do design orientado pelas tecnologias emergentes
(2019)
Resumo: O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos dez anos gerou grandes desafios para a prática e o ensino de design. As tecnologias de abordagem distribuída viabilizadas pela web 2.0 possibilitaram a ...
Estudo da experiência das pessoas com deficiência visual em restaurantes
(2017)
Resumo: O presente estudo aborda a experiência de pessoas com cegueira e baixa visão em restaurantes, no intuito de verificar problemas e possíveis melhorias para a satisfação desses clientes. Para melhor compreensão sobre ...
Gestão de design, manufatura aditiva e emoção : cerâmicas de mesa para estabelecimentos comerciais gastronômicos
(2019)
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo aplicado quanto à gestão de design voltada para a produção de louças cerâmicas de uso gastronômico, produzidas pelo processo de Manufatura Aditiva, centrada no campo ...
Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design
(2018)
Resumo: O ensino-aprendizagem de representação digital em cursos de design gráfico de universidades públicas brasileiras ocorre de forma isolada, pouco conectada e descontextualizada de outros conhecim entos e práticas do ...
Recomendações para design de jogos eletrônicos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
(2017)
Resumo: Os Museus têm se empenhado, sobretudo nas últimas décadas, na ressignificação de seu papel institucional - a fim de quebrar um persistente senso comum de "lugar de coisa velha" - para se consolidarem como instituições ...
Dimensões de análise e abordagens de design para inovação social: proposição de um framework
(2018)
Resumo: Os modelos de vida atuais baseados no individualismo e imediatismo, na cultura do consumo e aquisição de bens materiais, são responsáveis pelo desencadeamento de contextos socioambientais críticos. Na contramão ...
Gestão de design e design para sustentabilidade : um estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de mobiliário
(2017)
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar o nível de maturidade da Gestão do Design em uma empresa de criação de mobiliário, assim como, sob esse contexto reconhecer a inserção estratégica do Design para Sustentabilidade ...