Browsing Dissertações by Title
Now showing items 39-58 of 83
-
A Imagem de Lula construída pelos editoriais do jornal O Estado de S.Paulo
(2017)Resumo: Este trabalho analisa os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) que mencionaram o então candidato à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), durante as campanhas ... -
(In)visibilidade das CPIs da ALEP em uma análise da cobertura política de três meios de comunicação
(2015)Resumo: Este estudo desenvolve uma análise comparativa da cobertura política sobre o trabalho das CPIs da Assembleia Legislativa do Paraná - CPI dos Planos de Saúde, CPI da Telefonia Móvel e CPI dos Pedágios -, durante o ... -
Interações digitais e satisfação no trabalho : um olhar sobre a comunicação interna informal na indústria
(2018)Resumo: Este estudo de caso investiga interações digitais e satisfação laboral entre trabalhadores operacionais de uma grande indústria. Buscamos responder à seguinte questão: em que medida as interações comunicacionais ... -
Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
(2018)Resumo: Nas redes sociais digitais são disponibilizados canais gratuitos que abordam de forma lúdica assuntos complexos de várias áreas do conhecimento. Neste estudo, analisamos o conteúdo do canal Nerdologia, que realiza ... -
Uma leitura dos processos de hibridização cultural na ficção seriada televisiva : análise dos personagens e suas inter-relações na telenovela "Cordel Encantado" (2011)
(2015)Resumo: A telenovela é um produto de grande visibilidade na televisão aberta brasileira. Os motivos de seu êxito atraem não apenas telespectadores, mas acadêmicos que a estudam com motivações que vão desde perceber seus ... -
Ley con qué medios? : o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarin e Cristina Kirchner
(2015)Resumo: Esta pesquisa propõe analisar o enquadramento dado à ley de medios no diário Clarín, a partir do conceito media frames proposto por Robert Entman (1993). Parte-se da premissa de que as políticas voltadas para a ... -
Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
(2018)Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e ... -
As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014
(2016)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Midia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação
(2015)Resumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos ... -
Mitos na política brasileira : a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa de que modo a comunicação político-eleitoral recorreu a mitologias políticas para construir a identidade de marca dos candidatos à presidência da República em 2018, nos levando a investigar ... -
Movimento antivacinas na internet : da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook
(2019)Resumo: Esta dissertação estuda os processos comunicacionais de redes sociais digitais por meio do conteúdo criado e (re) circulado em grupos contrários ou críticos à vacinação. Para tanto, o problema de pesquisa busca ... -
Mulher rural : consumo e comunicação nas roças de Camboriú/SC
(2019)Resumo: Entre os anos de 2006 e 2017, no qual foram realizados os últimos censos agropecuários, o número de domicílios rurais sob responsabilidade feminina passou de 12,4% para 25,1%. Em Santa Catarina, mais de 18 mil ... -
O (não) sério e as organizações públicas : uma perspectiva pragmática do uso do humor na fanpage da Prefeitura Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: O humor, embora consista numa prática linguística muito enraizada na nossa cultura, enfrenta uma série de restrições e críticas quando usado por uma organização governamental. Constantemente, os indivíduos se ... -
O princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidos
(2016)Resumo: Dilbert é uma tira em quadrinhos do cartunista norte-americano Scott Adams, publicada desde 1989. Sua obra critica e ironiza o racionalismo e burocracia das corporações, retratando as relações de poder e resistência, ... -
Os (rel)atos jornalísticos sobre o Instituto Federal do Paraná nas páginas da Gazeta do Povo : uma análise pragmática
(2016)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação faz uma análise pragmática dos usos de linguagem realizados pelo jornal Gazeta do Povo na construção das notas, notícias e reportagens que compõem a cobertura jornalística ... -
O palhaço no espetáculo político : os discursos do deputado federal Tiririca
(2017)Resumo: Tiririca, conhecido palhaço das televisões brasileiras, foi eleito por São Paulo como o deputado federal com o maior número de votos nas eleições 2010 e ainda reeleito em 2014, valendo-se de campanhas que ridicularizavam ... -
A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014
(2018)Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), ... -
A pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros
(2016)Resumo: O objetivo dessa dissertação é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade dos moradores que formam o seu público, bem como, identificar em que medida o mesmo colabora ou influencia ...