Browsing Dissertações by Title
Now showing items 98-117 of 162
-
A narrativa do jornal O Globo sobre o ex-presidente Lula durante o processo da Lava-Jato
(2020)Resumo: Esta dissertação propõe um estudo das capas do jornal O Globo para verificar como ocorre a narrativa jornalística sobre a imagem pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recorte delimitado é entre 02 ... -
As narrativas jornalísticas da floresta nos textos de Eliane Brum : a Amazônia como personagem
(2024)Resumo: Essa dissertação de Mestrado em Comunicação apresenta uma investigação sobre a formação de um "jornalismo amazônico" no trabalho da jornalista Eliane Brum. A partir da pergunta central: "Como as questões socioambientais ... -
Nas entrelinhas da publicidade : o (des)crédito com a representação de realidades vulneráveis em discursos publicitários
(2022)Resumo: A venda de produtos ou serviços não é o único propósito da publicidade. A atividade possui um caráter além da concepção mercadológica. Pensando no campo publicitário (PETERMANN, 2011) por um viés ético-moral e do ... -
O natural tecnizado : antropofagia, corpo e invenção nos filmes-rituais Iniciação do jovem xavante (1999) e As hiper mulheres (2011)
(2024)Resumo: Esta dissertação aborda, de forma exploratória, as qualidades interculturais, interétnicas e impuras dos filmes-rituais indígenas do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA) a partir do cruzamento socio-filosófico da ... -
Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
(2022)Resumo: A presente dissertação busca compreender como estratégias de storytelling, na forma de estruturas narrativas e referências míticas, são usadas em filmes publicitários do Greenpeace para engajar pessoas em prol da ... -
Não é de Deus : análise da presença do feminismo nas conversações cotidianas sobre o caso João de Deus
(2020)Resumo: O caso João de Deus se tornou o maior escândalo sexual na história do Brasil depois que mais de 500 mulheres o denunciaram, em dezembro de 2018, por crimes sexuais. Os relatos eclodiram em meio a uma nova potência ... -
"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
(2020)Resumo: Esta dissertação analisa as notícias sobre a tramitação do Projeto de Lei Escola sem Partido na Câmara dos Deputados. Os portais estudados foram Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, com 238 reportagens analisadas ... -
O (não) sério e as organizações públicas : uma perspectiva pragmática do uso do humor na fanpage da Prefeitura Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: O humor, embora consista numa prática linguística muito enraizada na nossa cultura, enfrenta uma série de restrições e críticas quando usado por uma organização governamental. Constantemente, os indivíduos se ... -
No púlpito e na urna : um estudo comparativo sobre o conteúdo divulgado por candidatos pastores e não pastores em suas páginas do Facebook durante a eleição de 2020
(2022)Resumo: A intersecção entre religião e política no Brasil é histórica, ostentando uma relevância que segue pertinente até hoje. O movimento religioso evangélico, desde a redemocratização, destaca-se por suas atuações nas ... -
Nuestra America? : uma análise do processo de acordo de paz entre as Farc e o governo da Colômbia a partir dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Globo
(2019)Resumo: A orientação da opinião púbica é uma atividade intrínseca ao jornalismo (LIPPMANN, 1922; FARHAT, 1992; HABERMAS, 1997) e é principalmente por meio do editorial, formato específico da prática desassociado do princípio ... -
O princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidos
(2016)Resumo: Dilbert é uma tira em quadrinhos do cartunista norte-americano Scott Adams, publicada desde 1989. Sua obra critica e ironiza o racionalismo e burocracia das corporações, retratando as relações de poder e resistência, ... -
Ocupa ou desocupa : a disputa de enquadramentos entre secundaristas e MBL em torno da reforma do ensino médio no Facebook
(2019)Resumo: As mídias sociais se tornaram centrais para as estratégias de comunicação e de visibilidade de movimentos sociais e grupos de interesse. Ativistas e atores políticos se valem dos ambientes digitais para disputarem ... -
O olhar estrangeiro do impeachment : um estudo comparativo dos editoriais de seis jornais internacionais sobre a deposição de Dilma Rousseff
(2019)Resumo: A mídia brasileira desempenhou papel fundamental no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, produzindo o ambiente político e instituindo a agenda a ser debatida na sociedade. No que tange à cobertura midiática, ... -
Onde estão elas? : uma investigação sobre a participação de mulheres negras nas minisséries brasileiras nas décadas de 1980-2010
(2020)Resumo: O presente trabalho propõe um mapeamento, por quatro décadas, da participação da mulher negra nas minisséries veiculadas pela Rede Globo. Por meio do estudo da questão racial, no que diz respeito ao legado que a ... -
Os (rel)atos jornalísticos sobre o Instituto Federal do Paraná nas páginas da Gazeta do Povo : uma análise pragmática
(2016)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação faz uma análise pragmática dos usos de linguagem realizados pelo jornal Gazeta do Povo na construção das notas, notícias e reportagens que compõem a cobertura jornalística ... -
Otimização para motores de busca : estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistas
(2023)Resumo: Com inúmeros textos sendo inseridos na web por minuto, cada vez mais é necessário entender melhor em como conseguir estar entre as dez primeiras posições de uma ferramenta de pesquisa da Internet. Com isso, esta ... -
Um palco em qualquer lugar : territorialidades, espaços de sentido e sustentabilidade de projetos cênicos no circuito curitibano
(2022)Resumo: A proposta desta pesquisa é dialogar com conceitos das áreas de Comunicação e Gestão Cultural para analisar as estratégias adotadas por companhias de teatro curitibanas que mantêm uma sede física. Curitiba é um ... -
O palhaço no espetáculo político : os discursos do deputado federal Tiririca
(2017)Resumo: Tiririca, conhecido palhaço das televisões brasileiras, foi eleito por São Paulo como o deputado federal com o maior número de votos nas eleições 2010 e ainda reeleito em 2014, valendo-se de campanhas que ridicularizavam ... -
A participação das candidatas à vice-presidência de 2018 nos debates eleitorais audiovisuais
(2021)Resumo: Este estudo busca identificar e analisar de que forma arquétipos femininos na política (Panke, 2016) foram projetados pelas candidatas à vice-presidência do Brasil em debates eleitorais audiovisuais realizados ... -
A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014
(2018)Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), ...