Navegação 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 163
-
A batalha das biografias na arena midiática da democracia : uma análise de enquadramento da deliberação mediada jornalística
(2017)Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar como os enquadramentos noticiosos se relacionam com o potencial deliberativo de uma cobertura jornalística. A base teórica principal se assenta sobre os estudos de Habermas ... -
O palhaço no espetáculo político : os discursos do deputado federal Tiririca
(2017)Resumo: Tiririca, conhecido palhaço das televisões brasileiras, foi eleito por São Paulo como o deputado federal com o maior número de votos nas eleições 2010 e ainda reeleito em 2014, valendo-se de campanhas que ridicularizavam ... -
O processo de convergência no radiojornalismo : transformações profissionais na rádio CBN-Curitiba
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar em que medida a convergência, como um fenômeno multidimensional transformou o processo de produção e de formação da equipe da rádio CBN-Curitiba. Como problema de pesquisa, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Vozes coletivas, compartilhadas e reconhecidas : um estudo sobre as mediações comunicativas da cultura na trama cotidiana dos jovens alunos do Colégio Estadual do Paraná
(2017)Resumo: O Colégio Estadual do Paraná (CEP), instituição de ensino mais antiga do estado, atende hoje cinco mil alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Devido a sua representatividade e o seu simbolismo, é reconhecido ... -
Guerreiras, maternais e profissionais - candidatas à presidência do Brasil no HGPE televisivo
(2017)Resumo: A pesquisa tem como tema o feminino sob o viés da comunicação política e eleitoral. O objetivo é identificar imagens de candidatas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) de todas as mulheres que disputaram ... -
A Imagem de Lula construída pelos editoriais do jornal O Estado de S.Paulo
(2017)Resumo: Este trabalho analisa os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) que mencionaram o então candidato à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), durante as campanhas ... -
Os Processos de hibridização entre televisão e cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever como se apresentam as hibridizações entre a linguagem televisiva, literatura e o cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino (2007) exibida em cinco ... -
Quando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier
(2018)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o filme Dogville, de 2003, do diretor Lars von Trier, visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o efeito-leitor produz efeitos de sentido sobre a moral ... -
Publicidade "em crise" : o discurso sobre a crise no discurso publicitário do Banco Santander e o discurso sobre a atividade publicitária
(2018)Resumo: Essa dissertação tem como objeto de estudo discursos sobre a atividade publicitária e o discurso publicitário da campanha "O que podemos fazer por você hoje?" do Santander, tendo a crise econômica de 2016 como porta ... -
A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014
(2018)Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), ... -
Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
(2018)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o diretor alemão Werner Herzog utiliza a performance para compor sua mise-en-scène documentária, enfatizando a relação Homem-Natureza para construir momentos sublimes em ... -
Discurso de ódio no Facebook : a construção da incivilidade e do desrespeito nas fan-pages dos deputados Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Rogério Peninha Mendonça
(2018)Resumo: As Mídias Sociais, em especial o Facebook, plataforma observada nesta pesquisa, têm se apresentado como arenas de fomento ao ódio e incitação a violência ao permitirem que usuários externem opiniões de cunho ... -
Questão de justiça : paridade participativa no enquadramento midiático do movimento feminista
(2018)Resumo: Nesta dissertação, foi realizada a análise de enquadramento multimodal do objeto de estudo da presente pesquisa: 48 notícias sobre o movimento feminista postadas nas páginas do Facebook dos jornais O Povo, do Ceará, ... -
Reconfiguração dos polos ideológico e econômico : experiências de profissionais em tempos de jornalismo pós-industrial no Brasil
(2018)Resumo: Esta pesquisa procura investigar de que forma os polos ideológico e econômico do jornalismo, conforme a teoria de Nelson Traquina (2005), são alterados pelo fenômeno do jornalismo pós-industrial (ANDERSON et al, ... -
Epitáfios do consumo : as alegorias da morte em filmes publicitários de doação e órgãos
(2018)Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como as representações da morte nas campanhas publicitárias refletem os anseios, temores e desejos da sociedade pós-moderna. Para isso, o objeto de pesquisa consiste em ... -
Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
(2018)Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e ... -
Ressignificações da cultura matrifocal : estudos sobre o ritual na "ciranda das curandeiras"
(2018)Resumo: Quando nos deparamos com produtos midiáticos, é muito claro que seu consumo representa um ato de produção de sentido sociocultural, pois entre emissor e receptor - considerando que estes papéis não são estanques, ... -
Qual Brasil os representantes brasileiros levam para as Nações Unidas? : os discursos diplomáticos na abertura da Assembleia Geral (1985-2017)
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os representantes brasileiros retrataram o Brasil nos discursos diplomáticos no Debate Geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) após o fim do ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ...