Fenômeno colaborativo nas organizações : o Crowdsourcing nas atividades do profissional de relações públicas
Resumo
Resumo : Na busca por adequar-se aos novos meios de comunicação online e trabalhar o relacionamento com os públicos diante dessa mudança de comportamento dos usuários na Web 2.0, o Relações Públicas apoia-se em ferramentas e culturas inovadoras, como o crowdsourcing. Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem o surgimento do fenômeno colaborativo para, a partir disso, estabelecer conexões entre o crowdsourcing e as atividades desempenhadas pelo profissional de Relações Públicas. Com pesquisas bibliográficas fornecendo a base teórica e a análise dos cases "MyBarackObama" e "Mein Burger" mostrando as aplicações práticas, conseguiu-se reafirmar os pontos sugeridos nas hipóteses do projeto, isto é, o crowdsourcing se encaixa no perfil profissional de Relações Públicas, apresenta-se como uma ferramenta inovadora e de baixo custo dentro das organizações e está diretamente relacionado ao desenvolvimento do RP 2.0. O ponto de destaque da pesquisa foi conseguir expor uma função que vai além das tradicionais e que funde relacionamento e estratégia, resultando na conquista de novos públicos, fidelização, criação de novos produtos e serviços, além de lucro e, consequentemente, um melhor posicionamento de mercado
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