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dc.contributor.advisorCaldeira, Ademir Donizetipt_BR
dc.contributor.authorFontana, Deise Leandra, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T17:56:13Z
dc.date.available2022-08-11T17:56:13Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3950
dc.descriptionOrientador: Ademir Donizeti Caldeirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A forma como percebemos e compreendemos os conceitos revela informaçoes sobre a natureza dos significados produzidos. Partindo desta consideraçao, com a finalidade de conhecer as diferentes formas de perceber o currículo da escola rural, investigamos o entendimento que as professoras tem sobre a adaptaçao do currículo de matemática no meio rural. Inicialmente, fizemos um estudo acerca da escola do meio rural, do currículo e de uma abordagem culturalista da matemática. Em seguida, apresentamos e analisamos qualitativamente nove entrevistas com professoras da Educaçao Infantil e de Séries Iniciais de tres escolas rurais do município de Rio Negro – PR. Para tanto, adotamos uma análise vertical na tentativa de perceber convergencias ou divergencias entre as entrevistas. A partir desta análise, buscamos olhar para o conjunto das entrevistas numa análise horizontal, visando uma possível categorizaçao nao generalizável de adaptaçao no currículo de matemática. Desta análise, surgiram cinco categorias que permitiram revelar a percepçao dos depoentes sobre a adaptaçao em diferentes contextos e revelar também uma possível compreensao sobre a natureza das adaptaçoes no currículo de matemática da escola ruralpt_BR
dc.description.abstractResumén: La forma como percibimos y comprendemos los conceptos revela informaciones sobre la naturaleza de los significados producidos. Partiendo de esta consideración, com la finalidad de conocer las diferentes formas de percibir el currículo de la escuela rural, investigamos el atendimento que lãs profesoras tienen sobre la adaptación del currículo de matemática sen el médio rural. Inicialmente, hicimos um estudio acerca de la escuela del médio rural, del currículo y de um abordaje culturalista de las matemáticas. Enseguida, presentamos y analizamos cualitativamente nueve entrevistas com profesoras de la Educación Infantil y de Grados Iniciales de tres escuelas rurales del município de Rio Negro-PR. Por tanto, adoptamos un análisis vertical en la tentativa de percibir convergencias o divergencias entre las entrevistas. A partir de este análisis, buscamos mirar para el conjunto de las entrevistas em um análisis horizontal, visando uma posible categorización no generalizable de adaptación em el currículo de matemáticas. De este análisis, surgieron cinco categorias que permitieron revelar la percepción de los entrevistados sobre la adaptación em diferentes contextos y revelar también una posible comprensíon sobre la naturaleza de la s adaptaciones em el currículo de matemáticas de la escuela rural.pt_BR
dc.format.extent175 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAdaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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