Imagem e texto : A linguagem televisiva nas páginas da revista O Cruzeiro
Resumo
Resumo : Este trabalho investiga se a revista O Cruzeiro (criada em 1928) influenciou, de alguma forma, a linguagem da televisão brasileira. Ambos os meios têm na imagem sua maior força, e a revista dos Diários Associados foi o primeiro periódico no Brasil a dar mais importância para a fotografa do que para o texto, em algumas reportagens. A pesquisa inicia com a compreensão as bases da cultura oralizada no Brasil e passa por um estudo da imagem, das revistas e da televisão no país. Esse caminho é essencial para compreender a relação da população brasileira com a imagem – atrativo de O Cruzeiro e da televisão –, o surgimento e características de cada um dos dois meios no país e as relações entre eles. O Brasil foi, em 1950, o quarto país a ter uma televisão comercial, que, portanto, surge sem referências. A maioria dos profissionais que estreiam o meio vem do rádio, o que indica que foi preciso buscar a linguagem imagética em outras fontes – a revista, por exemplo. O Cruzeiro mudou a relação entre texto e imagem na imprensa brasileira, e é possível encontrar muitas de suas características na televisão. Fica claro que um dos pontos de maior aproximação entre a revista e a TV se dá no programa Fantástico, da TV Globo, que é criado em 1973 – dois anos antes do fim do periódico. O programa herda muitos aspectos da linguagem da revista, como a mistura de entretenimento e jornalismo, as grandes reportagens e o foco no exotismo da população e paisagens brasileiras
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