Terceirização : a transformação de terceiros em alianças estratégicas
Resumo
Resumo : Como uma ferramenta de gestão empresarial, a terceirização nas organizações empresariais é um processo ou uma forma de gestão que permite maior flexibilidade da empresa perante o mercado atual e global. A terceirização transfere para empresas especializadas as atividades secundárias ou de apoio com a finalidade de facilitar as tomadas de decisão da empresa contratante, com isso ela reduz custos, pois passa a dedicar-se as suas atividades-fim. Este estudo pretende mostrar a história da terceirização, seus conceitos e fundamentos. Ressalta os conceitos e características da terceirização nas empresas e aborda as vantagens e desvantagens do processo de terceirização, pontos relevantes na realização desse estudo. Além disso, apresenta a importância das empresas manterem alianças estratégicas apoiadas na confiança mútua, numa relação saudável e no estabelecimento de cumplicidade entre a empresa contratante e contratada. Para isso valeu-se de um método de pesquisa qualitativo-exploratória nos conhecimentos teóricos existentes sobre o tema. Após o desenvolvimento desse trabalho conclui-se que a terceirização tem aumentado e permanece como uma prática administrativa que se ajusta ao mercado atual, porém a empresa deve entender bem seu conceito para saber o que terceirizar dentro de seu negócio.