Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Honorio Roberto dos, 1939-
dc.contributor.authorLucchesi, Luiz Antonio Correa, 1959-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
dc.date.accessioned2015-11-12T17:10:22Z
dc.date.available2015-11-12T17:10:22Z
dc.date.issued1988
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39398
dc.descriptionOrientador : Honório Roberto dos Santos
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Agrárias
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho procurou-se avaliar a influência de sucessões de culturas e adubações na recuperação de algumas características químicas, físicas e biológicas de um solo degradado pelos processos de mineração do folhelho pirobetuminoso ( xis to) da: formação Irati do Permiano em São Mateus do Sul, PR. 0 xisto é minerado â céu aberto, e após a extração do querogênio o material retortato volta ã mina e é recoberto por uma camada de solo com seus horizontes misturados. 0 experimento foi implantado sob um solo antrópico oriundo provavelmente da unidade Associação Latossolo Vermelho-Escuro Ãlico + Terra Bruna Estruturada Similar ãlica textura argilosa, sob um delineamento estatístico de Blocos ao acaso com parcelas sub-divididas. Os tratamentos foram de três tipos de adubação (parcelas) e três sucessões de culturas (sub-parcelas) em quatro repetições (blocos). As adubações foram constituídas de: Adubação I, lixo' urbano + fertilizante mineral; Adubação II, esterco de curral + fertilizante mineral; Adubação III, fertilizante mineral. As sucessões de culturas foram constituídas de: Sucessão 1 por gramíneas e leguminosas perenes: comichão (Lotus cornioulatus. L.), trevo branco (Trifolium repens L.) e pensacola (Paspalum notatum Flüg C.V. Saurae); Sucessão 2 por gramíneas e legumiminosas anuais: aveia preta (A vena strigosa Sereb) , azevém anual (Lolium multiflorum Lam. ) , ervilhaca (Vicia sativa L.), serradela (Ornitopus sativus Broth) , trevo subterrâneo (Trifolium subterraneum L.) , sorgo (Sorghum vulgare Pers.) , feijão miúdo (Vigna sinensis Endi.), Sucessão 3 gramíneas anuais, as mesmas utilizadas na sucessão 2. 0 experimento foi conduzido durante um ano. Foi avaliada a influência dos tratamentos sob os seguintes parâmetros: estabilidade de agregados em água, fertilidade química, produção de matéria seca, umidade atual a 5 cm de profundidade e flutuação populacional de Acari e Collembola. As adubações não proporcionaram diferenças na estabilidade de agregados, na fertilidade e produção de matéria seca. As sucessões de culturas não proporcionaram diferenças na estabilidade de agregados e fertilidade química. Os Acari e Collembola foram influenciados pelas adubações e sucessões de culturas. 0 diâmetro médio ponderado e a mesofauna aumentaram e a fertilidade melhorou com o tempo.
dc.format.extent252f. : tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.subject631.461.618
dc.subjectRecuperação de terra
dc.subjectFauna do solo
dc.subjectSolos - Conservação
dc.subjectSolos de mineraçao - Mineralogia
dc.subjectTeses
dc.titleInfluencia de sucessoes de culturas forrageiras e adubaçoes sobre a recuperaçao de algumas características de um solo degradado pela mineraçao do xisto e sobre a sua mesofauna edáfica (Acari e Collembola)
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples