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dc.contributor.advisorGonçalves, Flávio de Oliveira, 1942-
dc.contributor.authorFerreira, Roberta Olo Faccin
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.date.accessioned2015-11-12T14:59:49Z
dc.date.available2015-11-12T14:59:49Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39345
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Flavio de Oliveira Gonçalves
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 07/05/2015
dc.descriptionInclui referências
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa trata a respeito da liderança e gestão exercidas pelos diretores das escolas públicas brasileiras e acorrelaçãodelas no desempenho dos alunos. Primeiramente foi realizada uma revisão de estudos acerca dos estilos de liderança e gestão presentes nas escolas e sua relação com a proficiência dos estudantes.Posteriormente foi analisada a base de dados da pesquisa TALIS1e atraves desses dados foram elaborados índices de liderança e gestão utilizando-se a técnica de análise fatorial exploratória. Por fim, foi realizado um modelo em que são utilizadas as diferentes características dos diretores das escolas brasileiras e combinados com a proficiência dos estudantes, através do cruzamento de dados da pesquisa TALIS com a Prova Brasil de 2011. A revisão teóricasugere que uma liderança assertiva combinada com uma gestão democrática tende a melhorar a qualidade de ensino nas escolas, porém, é possível identificar que cada região possui as suas especificidades, uma vez que cada uma está inserida a um contexto diferente e apresentam estilos diversos, também é importante observar que a gestão democrática nem sempre é facilmente aplicável na prática.Com a análise econométrica do modelo hierárquico de estimação, chegou-se ao resultado de que não há influencia estatisticamente significativa entre os estilos de liderança administrativa e instrucional e gestão dos diretores das escolas e o desempenho dos estudantes, uma vez que o modelo hierárquico captou o efeito escola, e para melhor desempenho o que influencia éa melhor estruturada escola, como acesso a livros nas bibliotecas, recursos informáticos, conservação de sala de aula que influenciam a aprendizagem. Isso se deve ao fato de que o aluno absorve melhor quando trabalha em cima do conteúdo ministrado em sala de aula. O meio socioeconômico ao qual o aluno está inserido é de grande importância também para o êxito na escola, uma vez que alunos com maior poder aquisitivo tem maiores condições de obter os recursos, presentes ou não na escola, e isso melhora a sua aprendizagem. E tanto a disposição de materiais didáticos como o poder aquisitivo do aluno têm uma relação com a estrutura familiar com que ele está inserido. Palavras Chave: Liderança Escolar, desempenho estudantil, Modelo Hierárquico, microeconometria.
dc.description.abstractAbstract: This research is about leadership and management exercised by the directors of Brazilian public schools and the correlation of them in student performance. We first carried out a review of studies on the leadership and management styles present in schools and its relationship with the proficiency of estudantes.Posteriormente was analyzed the database of TALIS research and through these data leadership and management indices were developed using the technique of exploratory factor analysis. Finally, there was a model in which the different characteristics of directors of Brazilian schools and combined with the proficiency of students are used through the data crossing the TALIS survey with Brazil Proof of 2011. The literature review suggests that an assertive leadership combined with a democratic management tends to improve the quality of education in schools, however, you can identify that each region has its specificities, since each is inserted in different contexts and have different styles, it is also important to note that democratic management is not always easy to apply in practice. With the econometric analysis of the hierarchical model estimation, we came to the result that there is no statistically significant influence between the administrative and instructional leadership styles and management of school principals and student performance, as the hierarchical model captured the effect school, and for best performance that influences is the best school structure, such as access to books in libraries, computing resources, classroom conservation that influence learning. This is due to the fact that the student absorbs better when you work on the content taught in the classroom. The socioeconomic environment to which the student is inserted is of great importance also for success in school, since students with higher income have better conditions to obtain the means, present or not in school, and it improves their learning. And both the provision of teaching materials as the purchasing power of the student have a relationship with the family structure in which it is inserted. Keywords : School Leadership , student performance , Hierarchical Model, Microeconometrics
dc.format.extent96f. : il., tabs., maps., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economico
dc.titleGestão escolar e tipo de liderança como determinantes dos resultados educacionais : uma análise da TALIS e Prova Brasil 2011
dc.typeDissertação


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