A relação com fornecedores e sua contribuição na construção de valor sustentável : o caso da COPEL
Abstract
Resumo: Atingir metas de sustentabilidade envolve realizar ações que extrapolam os limites da organização, abrangendo o ambiente inter organizacional. Nessa perspectiva, este estudo trata da relação entre a empresa do setor elétrico que possui os melhores padrões de sustentabilidade do país e seus fornecedores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. A estratégia de pesquisa é o estudo de caso com o objetivo geral de verificar de que modo a relação da empresa com fornecedores está presente no seu modelo de negócio e, desse modo contribuir para a geração de valor sustentável. Para validação dos dados da investigação foram coletadas informações por meio de entrevistas de campo, análise documental e observação. A base teórica de referência e o modelo empírico de análise parte das práticas do Modelo de Negócios da empresa, analisa a proposta de geração de valor sustentável e, por fim, descreve como ocorre a implementação da estratégia como prática, considerando-se: práxis, prática e praticantes. Os dados revelam que a empresa possui estratégias de sustentabilidade e que o fornecedor é considerado como parceiro chave; no entanto, há evidências de que os praticantes desta estratégia ainda se restringem ao público interno. Nas relações com fornecedores, observam-se que as definições e critérios de sustentabilidade são definidos apenas internamente e, por consequência, absorvidos pelos fornecedores. Entretanto, não foram identificados mecanismos de acompanhamento da real absorção dos critérios adotados pela empresa, ou levantamento dos impactos gerados pelas ações de sustentabilidade. Conclui-se que a integração dos fornecedores em termos de envolvimento no fazer a estratégia de sustentabilidade contribui com a definição dos praticantes no Modelo de Negócio. Palavras Chave: Modelo de Negócios. Valor Sustentável. Estratégia como Prática. Abstract: The achievement of sustainability goals involves the execution of actions that go beyond the limits of the organization, comprising the organization inner environment. From this perspective, this study deals with the relationship with the electrical company which has the country's best sustainability standards. It is a qualitative research, with exploratory intent. The research strategy is a case study with the overall objective to verify how the company's relationship with suppliers is present in its business model and thus contribute to the generation of sustainable value. In order to validate the survey data the information was collected by means of field interviews, document analysis and observation. The theoretical basis of reference and the empirical model of analysis come from the practices of the company's business model; it analyzes the proposed sustainable value generation and, finally, describes how the implementation of the strategy as practice occurs, considering: praxis, practice and practitioners. The data reveal that the company has sustainability strategies and that the supplier is considered as a key partner; however, there is evidence that the practitioners of this strategy are still restricted to the internal community. It is observed that the definitions and sustainability criteria in the relations with the suppliers are defined only internally and, therefore, absorbed by suppliers. However, we have not identified the monitoring mechanisms regarding the real absorption of the criteria adopted by the company, or a survey related to the impacts generated by sustainability actions. It is concluded that the integration of suppliers in terms of involvement in creating the sustainability strategy contributes to the definition of practitioners in the Business Model. Keywords: Business Mode, Value Generation, Strategy as Practice.
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