Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de cosméticos para indústrias terceiristas com aplicação em maquiagem
Resumo
Este trabalho trata de novos projetos de desenvolvimento de produtos na área cosmética com aplicação em maquiagem. A importância do tema justifica-se pelo motivo que as inovações ocorrem não somente nas formulações dos produtos, mas também em embalagens diferenciadas, e que se não forem bem gerenciadas, pode levar a impactos de grande monta, quando não a inviabilização do projeto e lançamentos dos produtos. Isso pode resultar não somente na perda de investimento na pesquisa, mas também o desgaste e perda de confiança do cliente facilitando a entrada da concorrência. Ao final, espera-se verificar como o desenvolvimento de um novo produto pode ser encurtado gerando um modelo simplificado de metodologia para desenvolvimento cosmético que proporcione alinhamento com a estratégia da empresa e lançamento desejado dos principais clientes, cumprindo todos os aspectos legais necessários. Entende-se que essa padronização de projetos possa oferecer para empresas terceiristas uma metodologia inicial que contempla as principais etapas envolvidas para lançamentos muitas vezes não planejados dos seus clientes. A metodologia de pesquisa empregada baseia-se no estudo de caso e em entrevistas com profissionais da área.