Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBussmann, Ana Paula
dc.contributor.otherLeão, Moira Pedroso
dc.contributor.otherBindo, Marcio Jose Fraxino, 1956-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Prótese Dentária
dc.date.accessioned2016-01-07T13:26:10Z
dc.date.available2016-01-07T13:26:10Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39177
dc.descriptionOrientador : Moira Pedroso Leão
dc.descriptionCoorientador: Márcio José Fraxino Bindo
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Prótese Dentária.
dc.descriptionInclui referências
dc.description.abstractA fonética tem uma grande importância na reabilitação oral, independente do tipo de prótese a ser realizada. A perda de dentes resulta na perda da dimensão vertical e na alteração da fala, o que explica também a dificuldade do paciente em se adaptar com a nova prótese, seja ela a primeira de sua vida, seja na troca por uma nova. Problemas podem ser frequentes se não houver um bom planejamento na reabilitação oral antes e durante o tratamento. Métodos fonéticos são usados para ajudar a restabelecer a dimensão vertical de oclusão, que é uma das etapas mais complexas do trabalho. Quando concluído o trabalho, a incorreta posição dos dentes pode ocasionar problemas sérios na fala o que pode gerar constrangimento à pessoa reabilitada. A perda óssea sofrida pelo paciente e consequente falta de papila interdental também estão diretamente ligadas à fonética devido ao escape de ar, gerando insatisfação do paciente ao final do tratamento. Este trabalho se propõe a realizar uma revisão de literatura sobre o envolvimento da fonética durante e após o tratamento de uma reabilitação oral. Uma reabilitação adequada envolve estética, deglutição e fonética. Quando bem sucedida, devolve ao indivíduo bem-estar e melhor autoestima, essencial para um adequado convívio social.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.subjectOdontologia
dc.subjectProtese dentaria
dc.subjectFonetica
dc.subjectReabilitaçao oral
dc.subjectDimensão vertical
dc.titleConsiderações sobre fonética na reabilitação oral
dc.typeMonografia Especialização Digital


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples