Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes
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Data
2015Autor
Lois, Marcia Regina Bartnik Godinho
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Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o discurso das professoras que trabalham com a linguagem dramática na educação infantil, investigando sua formação profissional e pessoal. Os fundamentos teóricos utilizados são estudos no campo da infância, com Corsaro (2011) e Sarmento (2005); estudos no campo do teatroeducação, com Slade (1978) e Japiassu (2001, 2007, 2014) e estudos no campo da linguagem, com Bakhtin (2009, 2010, 2011). A produção de dados foi realizada por meio de entrevistas com profissionais da educação infantil em três Centros Municipais de Educação Infantil, além de busca em documentos da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, tanto publicações impressas como banco de dados do Portal Cidade do Conhecimento. A análise de dados foi feita com base na Análise Dialógica do Discurso, a partir do trabalho de Bakhtin e o Círculo sobre a interação humana fundamentada na linguagem. O cerne da pesquisa foram os enunciados das professoras sobre sua prática docente com a linguagem dramática. As entrevistas também versaram sobre as memórias das professoras, investigando seu capital cultural incorporado e como se deram as escolhas profissionais. A conclusão encontrada foi a de que as professoras estão engajadas em superar o passado de sua própria infância e de práticas que muitas vezes orientam o trabalho no ensino fundamental, transformando um trabalho de repetição cansativa em espaço para a expressão, a criação e as agências infantis. Além disso, a pesquisa aponta que, apesar de a oferta de cursos da SME ter se multiplicado significativamente a partir de 2009, as professoras ainda necessitam de orientação para realizar esta transição metodológica. Palavras chave: linguagem dramática; educação infantil; vozes docentes; Bakhtin e o Círculo. Abstract: The aim of this study is to understand the arguments of teachers that work with dramatization in children education by investigating their professional and personal background. The theoretical basis for this study are in the fields of childhood with Corsaro (2011) and Sarmento (2005); theater education with Slade (1978) and Japiassu (2001, 2007, 2014); and language with Bakhtin (2009, 2010, 2011). The data were obtained by interviewing children education professionals in three Municipal Child Education Centers, in addition to documents searching in the Municipal Education Department of Curitiba, either printed publications or database from the Portal Cidade do Conhecimento. We had our data analysis based on Bakhtin Circle's dialogic discourse analysis and their work on human interaction based on language. The heart of the study were the teachers' declarations about their teaching activities with dramatic language. The interviews were also about the teachers' memories, investigating the incorporated culture and how were the professional choices. The conclusion shows the teachers' will to overcome what was experienced in their own childhood and usual practices in the elementary education, transforming an exhaustive repetition work in a space for children expression, creativity and actions. Besides, the study shows that even though the MED's courses offer have significantly multiplied since 2009, teachers still need orientation to accomplish this methodological transition. Key-words: dramatic language; children education; docent voices; Bakhtin's Circle
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