Comunicação integrada de marketing em companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil : Casos - Continental Airlines e Pluna Líneas Aéreas Uruguayas e aspectos do Global Marketing das respectivas empresas

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Date
2012Author
Buquera, Felipe
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MarketingLinhas aéreas - Marketing
Comunicaçao - Marketing
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Este estudo aborda os aspectos da comunicação Integrada de marketing de
companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, utilizando dois casos
práticos e apontando características do Global Marketing de cada um deles. A
pesquisa procura responder à seguinte questão: Como a Continental Airlines
(atualmente em fusão com a United Airlines) e a Pluna Líneas Aéreas Uruguayas
apresentam questões relacionadas à comunicação integrada de marketing? Concluise
que as áreas de relacionamento com o cliente nas empresas estudadas estão
parcialmente adequadas às necessidades do mercado nacional, esta adaptação
ocorre mais na Pluna que na Continental (United) As diferenças entre uma e outra
estão, por exemplo, no fato de a Pluna ter comissários que falam português básico,
e manter um call center 24 horas para o Brasil com um número fácil de encontrar em
seu site. Por outro lado, a maioria dos serviços telefônicos da Pluna não é gratuita, o
que ocorre na Continental (United). Também não é possível fazer o parcelamento
das compras por telefone na Pluna, sendo que o serviço da outra empresa permite a
transação. Em relação à propaganda e à assessoria de imprensa, pode-se dizer que
a Pluna faz uso destas ferramentas de forma mais ostensiva, enquanto a Continental
(United) opera com ações de marketing de relacionamento que engloba eventos e
distribuição de brindes. Assim, a Pluna mostra-se mais agressiva em sua estratégia
de comunicação. Entretanto, as duas empresas têm procurado comunicar-se com os
públicos interessados. Os sites das empresas estudadas estão parcialmente
adequados ao ambiente brasileiro com falhas como trechos em língua estrangeira e
impossibilidade de parcelar as compras, contudo há versões em português das
paginas nos dois casos e não há problemas técnicos relevantes nelas. Há um
relacionamento de ambas as empresas com os sites que revendem passagens no
Brasil, porém, durante as pesquisas realizadas, não foram observadas vantagens
nos preços para comprar por estes sites. As empresas também são citadas em blogs
sobre turismo, sendo a presença da Continental menos freqüente nesta seara. Desta
maneira, o marketing de ambas as empresas encontra-se parcialmente adequado ao
Brasil, de forma que o esforço para adequação ocorre principalmente na Pluna, já
que o Brasil é um de seus principais mercados. Entretanto, a Continental (United)
apresenta maior facilidade, por exemplo, para programar conexões domésticas no
Brasil, ponto falho na Pluna.
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