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    Comunicação integrada de marketing em companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil : Casos - Continental Airlines e Pluna Líneas Aéreas Uruguayas e aspectos do Global Marketing das respectivas empresas

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    R - E - FELIPE BUQUERA.pdf (1.476Mb)
    Date
    2012
    Author
    Buquera, Felipe
    Metadata
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    Subject
    Marketing
    Linhas aéreas - Marketing
    Comunicaçao - Marketing
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Este estudo aborda os aspectos da comunicação Integrada de marketing de companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, utilizando dois casos práticos e apontando características do Global Marketing de cada um deles. A pesquisa procura responder à seguinte questão: Como a Continental Airlines (atualmente em fusão com a United Airlines) e a Pluna Líneas Aéreas Uruguayas apresentam questões relacionadas à comunicação integrada de marketing? Concluise que as áreas de relacionamento com o cliente nas empresas estudadas estão parcialmente adequadas às necessidades do mercado nacional, esta adaptação ocorre mais na Pluna que na Continental (United) As diferenças entre uma e outra estão, por exemplo, no fato de a Pluna ter comissários que falam português básico, e manter um call center 24 horas para o Brasil com um número fácil de encontrar em seu site. Por outro lado, a maioria dos serviços telefônicos da Pluna não é gratuita, o que ocorre na Continental (United). Também não é possível fazer o parcelamento das compras por telefone na Pluna, sendo que o serviço da outra empresa permite a transação. Em relação à propaganda e à assessoria de imprensa, pode-se dizer que a Pluna faz uso destas ferramentas de forma mais ostensiva, enquanto a Continental (United) opera com ações de marketing de relacionamento que engloba eventos e distribuição de brindes. Assim, a Pluna mostra-se mais agressiva em sua estratégia de comunicação. Entretanto, as duas empresas têm procurado comunicar-se com os públicos interessados. Os sites das empresas estudadas estão parcialmente adequados ao ambiente brasileiro com falhas como trechos em língua estrangeira e impossibilidade de parcelar as compras, contudo há versões em português das paginas nos dois casos e não há problemas técnicos relevantes nelas. Há um relacionamento de ambas as empresas com os sites que revendem passagens no Brasil, porém, durante as pesquisas realizadas, não foram observadas vantagens nos preços para comprar por estes sites. As empresas também são citadas em blogs sobre turismo, sendo a presença da Continental menos freqüente nesta seara. Desta maneira, o marketing de ambas as empresas encontra-se parcialmente adequado ao Brasil, de forma que o esforço para adequação ocorre principalmente na Pluna, já que o Brasil é um de seus principais mercados. Entretanto, a Continental (United) apresenta maior facilidade, por exemplo, para programar conexões domésticas no Brasil, ponto falho na Pluna.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/39126
    Collections
    • Marketing empresarial [492]

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