Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFigueiredo, Vinicius de, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T14:55:58Z
dc.date.available2020-02-11T14:55:58Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39121
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinicius Berlendis de Figueiredopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 07/05/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 124-125pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O argumento kantiano, no § 84 da Crítica da Faculdade do Juízo (KU), de que o homem enquanto sujeito de moralidade é o fim supremo [Endzweck] da natureza, requer uma teia conceitual que envolve as três Críticas. Isto porque os âmbitos teórico, prático, estético e teleológico da filosofia crítica kantiana implicam necessariamente na possibilidade de formulação deste argumento a respeito do homem. Nosso intento aqui é, tão somente, evidenciar o porquê da afirmação sobre a finalidade recorrer ao campo prático. Para tanto, procuramos nos munir de respostas sobre a proposição kantiana da KU do homem como fim supremo ao qual a natureza deteria seu propósito em realizar-se. Isto é, que o sujeito da moralidade seria a possível meta, que garantiria a unidade do múltiplo que se encontra nas criaturas naturais. Deste modo, o presente trabalho procurará compreender e contextualizar a necessidade da razão humana em postular a finalidade do homem em termos morais, ou seja, do juízo teleológico julgar o homem como fim supremo da natureza por meio do princípio da conformidade a fins [Zweckmäßigkeit], estabelecendo que somente como sujeito de moralidade o homem pode ser dito o fim supremo. PALAVRAS CHAVE: Juízo teleológico - Conformidade a fins - Moralidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Kant's argument, in § 84 on the Critique of Judgement (KU), about the man as subject of morality is the final purpose [Endzweck] of the nature, it requires a conceptual net that involves all the three Critiques. Because, the theoretical ambit, practical, aesthetical and teleological at Kantian critique philosophy imply necessarily on possibility that argue about the man. Here we want only to evince how the affirmation about finality appeals to practical ambit. Thereunto, we search for answers about the kantian's proposition in KU about the man as final purpose which nature possess it purpose to become. Namely, the subject of morality could be the goal that would warranty the unity at multiple natural creatures found. Thus, the present work will search comprehend and contextualize to human reason needs to postulate the man as final purpose of nature through of purposiveness [Zweckmäßigkeit], it establishing only that way, by that way as subject of morality the man can be called final purpose. KEY WORDS: Teleological Judgement - Purposivenes - Moralitypt_BR
dc.format.extent125f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectJuizo - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHomem (Filosofia)pt_BR
dc.subjectMoralidadespt_BR
dc.titleO sujeito de moralidade como fim supremo da naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples