Estimativa de temperatura em situação de verão e inverno aplicada ao zoneamento da área da operação urbana consorciada na linha verde em Curitiba-PR
Abstract
Resumo : Este trabalho tem como finalidade apontar uma estimativa de temperaturas futuras
com a consolidação dos novos parâmetros de uso e ocupação da área da operação
urbana consorciada Linha Verde. Em um primeiro momento é elaborado um
referencial histórico urbano que demonstra o avanço da urbanização e do
planejamento urbano no estado e em especial na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Também os principais instrumentos urbanísticos presentes no estatuto da cidade.É feita ainda uma caracterização da áreas em estudo e seus aspectos climáticos particulares. Foram adquiridos dados do Mapa Digital de Curitiba (IPPUC, 2007) referente as classes de feições de: altimetria, arruamento, equipamentos urbanos, infraestrutura, sistema viário, lotes, zoneamento, limite do município e bairros. Os dados foram transformados e utilizados com o uso do software *ArcGIS. Utilizando como base o mapa da Operação Urbana Consorciada foram digitalizadas as camadas do Limite da Operação Urbana da Linha Verde e das diferentes zonas de Uso e Ocupação da área. Posteriormente levando em consideração estudo realizado (SCHMITZ e MENDONÇA, 2011,), foi possível aplicar os valores das quadras medidas às quadras de zoneamento e parâmetros de uso e ocupação similares na Linha Verde, prevendo-se de modo geral qual será o comportamento das temperaturas e umidade nas áreas da Linha Verde uma vez que estejam consolidadas (total ou quase totalmente) as tipologias edificadas futuras. O resultado final apresentado pelo trabalho, traz portanto, um prognóstico de valores futuros de temperatura que deverão ocorrer nas áreas da Linha Verde em situações de Verão e Inverno. Considerando os dados das leituras realizadas, bem como as temperaturas máximas (no verão) e mínimas (no inverno) encontradas foram elaborados os mapas finais de zoneamento de temperatura segundo a zona de ocorrência.
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- Geoprocessamento [29]