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dc.contributor.advisorFonseca, Marcos Wagner da, 1969-
dc.contributor.authorMelo, Flávio José de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
dc.date.accessioned2016-02-17T18:46:11Z
dc.date.available2016-02-17T18:46:11Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39095
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2015
dc.descriptionInclui referências : f. 80-91
dc.descriptionÁrea de concentração : Contabilidade e finanças
dc.description.abstractResumo: A política de dividendos no Brasil tem sido objeto de vários estudos na área de finanças. As estratégias utilizadas nas políticas de distribuição de proventos podem ser evidenciadas na divulgação de fatos relevantes e consequentemente influenciar o preço das ações. Este estudo teve como objetivo analisar a reação do mercado à evidenciação de distribuição de proventos, por meio de anúncios de fatos relevantes em empresas que tem ações negociadas na BM&FBovespa. A metodologia utilizada foi Estudo de Evento, a amostra composta por 27 eventos de empresas com anúncios e a 54 empresas que distribuíram lucros sem anúncio de fato relevante. As evidências obtidas por meio dos testes estatísticos confirmaram presença de retornos anormais positivos e negativos, 48% para as empresas com anúncios e 44% sem anúncio. Estes resultados demonstraram que o fato de divulgar ou não anúncios de fatos relevantes não impactou de forma significativa nos resultados das empresas. Constatou-se que após evidenciação ocorreu uma propensão para que as variações positivas fossem maiores que as negativas, evidências que contradizem os pressupostos de Hipótese de Eficiência de Mercados. Palavras chave: Estudo de evento, política de dividendos, eficiência de mercado.
dc.description.abstractAbstract: The dividend policy in Brazil has been the subject of several studies in finance. The strategies used in the earnings distribution policies can be evidenced in the disclosure of relevant facts and consequently influence the stock price. This study aimed to analyze the market reaction to the disclosure of benefit distribution, through announcements of material facts in companies that have shares traded on the BM & FBovespa. The methodology used was Event Study, the sample includes 27 event companies with ads and to 54 companies that distributed profits without material announcement. Evidence obtained by means of statistical tests confirmed the presence of positive and negative abnormal returns, 48% for companies with ads and 44% without notice. These results demonstrated that the fact disclose or not relevant facts ads did not impact significantly on the results of companies. It was found that after disclosure occurred a penchant for the positive changes were greater than the negative, evidence that contradicts the assumptions of Market Efficiency Hypothesis. Keywords: Event Study, policy dividends, market efficiency
dc.format.extent97 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectCiências Contábeis
dc.subjectDividendos
dc.subjectCapital (Economia) - Contabilidade
dc.subject.ddc657.76
dc.titlePolítica de dividendos no Brasil : uma análise do comportamento dos preços subsequente e anúncios de distribuição de proventos em empresas listadas na BM&FBovespa no período 2009 a 2013
dc.typeDissertação


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