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dc.contributor.advisorDoni Filho, Luiz, 1946-
dc.contributor.authorMiguel, Marilis Dallarmi, 1966-
dc.contributor.otherCavallet, Valdo Jose, 1954-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias
dc.date.accessioned2015-11-05T14:10:27Z
dc.date.available2015-11-05T14:10:27Z
dc.date.issued2000
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39041
dc.descriptionOrientador: Luiz Doni Filho
dc.descriptionCo-orientador: Valdo José Cavallet
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objeto avaliar uma proposta pedagógica de ensino no Curso de Agronomia da UFPR. Neste intuito, pretende capacitar os acadêmicos para atuarem como agentes de mudança social, conscientes da realidade histórica, procurou-se viabilizar uma metodologia de ensino sócio-crítica. A pesquisa trabalhou o cotidiano da disciplina de Análise e Tecnologia de Sementes. Criaram-se estratégias de abordagem do respectivo conteúdo: promover o desenvolvimento dos alunos no sentido lógico, crítico, criativo e cidadão em prol da construção do conhecimento. Privilegiou-se o trabalho coletivo e individual e um elenco de estratégias sob interação direta com o campo real de atuação profissional do Engenheiro Agrônomo. Utilizou-se para análise dos resultados o cumprimento das diferentes etapas vivenciadas pelos alunos aliado a um instrumento de avaliação contendo 28 questões de múltipla escolha e 11 questões abertas. Buscouse pesquisar como oportunizar a formação de um profissional reflexivo sobre sua ação, provocador lógico dos conhecimentos, com ações criativas em sua área, autônomo e emancipado. Nessa perspectiva, constatou-se ser possível transformar a formação do engenheiro agrônomo, desde que se tenha um planejamento pedagógico cuja intenção proponha um professor competente, que domine sua área do conhecimento, seja um pesquisador, um motivador no processo e que esteja aberto às discussões, domine a prática pedagógica e exercite no seu cotidiano o ser e estar de um professor engenheiro agrônomo e não o contrário.
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to evaluate a teaching pedagogic proposal for the agronomic course of UFPR. Intending to make the agronomic students capable of acting as social changing agents, conscious of historic reality, it focuses on making the teaching methods feasible under the constructive optical. The research worked with the everyday of the discipline of seed technology and analysis, where it created strategies to broach the matter refered, to promote the development of students on a logic, creative, critical, citizen sense, on behalf of the construction of knowledge. It lavours the collective and individual work and a series of strategies under a direct interaction with the real performance of the agronomic engineering professional. To valuate the students, 28 multiple choice questions and 11 open questions were employed beyond those questions, they observed the accomplishment of the stages they came through. The main goal of this work was to stimulate the reflexive, conscious and ethnic formation. This procedure made possible to change the agronomic engineering formation. This pedagogics planning were requested, which should be made by a competent professor. This professor has to dominate this area of knowledge and to be a good researcher to promote the progress. He has to be open to discuss and dominate de pedagogic practices and exercise the acting as professor of agronomic engineering, not the contrary.
dc.format.extent195 f. : grafs. ; 30cm.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subject37:631-050.52
dc.subjectAgronomia - Estudo e ensino
dc.subjectEngenheiros agronomos - Formação
dc.subjectTeses
dc.titleProdução vegetal e a construção do conhecimento : uma experiência em análise e tecnologia de sementes
dc.typeTesept_BR


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