dc.contributor.advisor | Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Schier, Raul Alfredo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T17:18:41Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T17:18:41Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/39005 | |
dc.description | Orientador : Marcos Aurélio Tarlombani | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo objetivou avaliar o estado da arte sobre o uso de novas tecnologias, nas escolas de ensino básico, denominadas objetos de ensino e aprendizagem, aplicadas à investigação e análise ambiental, detectando as potencialidades disponíveis para 173 professores de escolas públicas e particulares do Paraná. Priorizou os professores que buscam o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental analisando qualitativamente as atividades da chamada Análise ambiental, através das aulas de campo, realizadas com os alunos. O trabalho faz o seu diagnóstico na rede básica de ensino levantando, registrando e analisando, através de questionários digitais (e-mails) suas práticas para detectar suas experiências em análise ambiental e do próprio ensino de geografia. Para identificarmos a situação do uso desses objetos, principalmente os mediatizados por tecnologias digitais interativas utilizamos como recursos criação de pesquisa digital (email) onde primeiramente os professores responderam sobre seus métodos e ferramentas disponíveis. Desta forma foi possível constatar a falta de aparelhagem moderna e atualizada para que as aulas de geografia possam ser realizadas em laboratórios de informática apoiando o aluno a entender, utilizar e aprender sobre o espaço e o meio ambiente utilizando ferramentas de ponta, como programas de georreferenciamento e cartografia digital, como já acontece em escolas particulares. Por outro lado nos deparamos com a demora do governo em investir em novas tecnologias contra o poder dos cidadãos (alunos) em adquirir equipamentos por conta própria gerando uma inversão de responsabilidades trazidas pela sociedade capitalista moderna, onde nova tecnologias são aprendidas primeiro fora da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Educação e meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Novas tecnologias no ensino básico : um apoio à investigação ambiental | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |