Publicidade e Propaganda
Coleção criada para armazenar os trabalhos de conclusão de curso do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, do Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.
Recent Submissions
-
"Põe na Roda" de quantos? : assimilação e resistência no ciberespaço LGBTQIA+ brasileiro
(2022)Resumo : Esta pesquisa busca, através da perspectiva queer, examinar os discursos normativos que aparecem nos debates virtuais envolvendo famílias homoparentais não monogâmicas. Escolheu-se a página do Facebook do portal ... -
Projeto de ensino de idiomas e acompanhamento dos egressos de cursos de francês
(2022)Resumo: O presente trabalho trata sobre a manutenção do curso de Francês. Diante disso, propõe-se um plano de marketing para uma escola de idioma partindo da hipótese de que as escolas em geral têm um problema em relação ... -
"Segue o baile: um rolê de outro mundo" : uma proposta de campanha de game
(2022)Resumo : O mercado de games está há muito tempo em um estado de expansão, que foi potencializado ainda mais durante o período de isolamento social, alcançando uma receita estimada de US$177,8 bilhões em 2020 e uma projeção ... -
O monstro como espelho da diferença : uma análise a partir de Edward mãos de tesoura (1990) e A forma da água (2017)
(2022-06-28)Resumo : No Cinema, a figura do monstro é frequentemente usada para representar de forma metafórica a alteridade. Este trabalho se propõe a analisar os longas-metragens Edward Mãos de Tesoura (1990) e A Forma da Água (2017) ... -
Usabilidade dos portais imobiliários : estudo comparativo entre Imóvel Web, Viva Real e Zap Imóveis
(2015)Resumo: O presente trabalho procura abordar o marketing utilizado no ramo imobiliário brasileiro, tendo como foco a análise da usabilidade das plataformas online de divulgação e suas características. Para isso, apresenta ... -
Tirinhas como meio de Advertainment nas redes sociais em um campanha para a marca Bib's
(2014)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal ratificar a importância, eficiência e o custo-benefício favorável ao se utilizar tirinhas como meio de propaganda no Facebook. Na primeira parte é ... -
Sociedade e resistência ao consumo : Um estudo sobre os hábitos e práticas de pessoas que não gostam de consumir
(2014)Resumo : O presente trabalho aborda a temática da resistência ao consumo, permeada pelo comportamento dos consumidores em relação as marcas e produtos. Apesar do grande incentivo ao consumo através das ferramentas de ... -
Só mais cinco minutinhos : razões para o prolongamento da conclusão do curso pelo estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná
(2016)Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é o desvendar as principais razões para o atraso na integralização curricular dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFPR. A fim de buscar semelhanças e diferenças entre o ... -
O sentinela da liberdade chegou : um estudo de caso do Capitão América enquanto instrumento de propaganda política dos Estados Unidos
(2015)Resumo: Os quadrinhos, enquanto mídia, podem ser usados como instrumentos ideológicos, pois refletem o statusquo de um determinado momento histórico. Capitão América, criado em meio à Segunda Guerra Mundial, é uma representação ... -
O sagrado no consumo : apropriação de elementos religiosos na arquitetura do Parkshopping Barigüi
(2016)Resumo; Esse trabalho busca aproximar os conceitos de sagrado e consumo, mostrando na prática como os termos estão interligados e sendo usados para, de certa forma, alavancar as vendas. Os shoppings se utilizam de elementos ... -
Ruptura de padrões de beleza feminina na publicidade
(2016)Resumo: No contexto contemporâneo da publicidade, ao passo que o consumidor se torna cada vez mais consciente de seu papel nos meios de comunicação, surgem algumas reivindicações acerca da representação da multiplicidade ... -
Rituais de personalização e arquetipologia e planejamento publicitário : o empreendimento "Monde Galerie" em Curitiba
(2016)Resumo: Este estudo apresenta aportes teóricos e práticos sobre o Consumo enquanto produtor de cultura e a Totemização como fator de influência sobre o consumidor na decoração de um apartamento. No primeiro capítulo, foram ... -
Quebrando recordes e paradigmas : como superar as expectativas de uma indústria em declínio - o caso Taylor Swift
(2015)Resumo: A indústria fonográfica passa por dificuldades. Seu período áureo foi nos anos 2000, mas a partir do momento que a internet se popularizou, as vendas de álbuns começaram a cair graças ao crescimento da pirataria. ... -
A publicidade na Porta dos Fundos : a presença de marcas em vídeos de humor
(2015)Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar como os conceitos de product placement e merchandising editorial podem ser aplicados ao grupo de humor "Porta dos Fundos" ao inserir marcas e produtos em seus vídeos produzidos ... -
O papel da música como agente influenciador na publicidade audiovisual
(2015)Resumo : O papel da música no anúncio é discutido neste trabalho, levantando questões como suas funções, seu papel e influências que esta exerce sobre o consumidor. Sendo a música um produto cultural que possui conexões ... -
O novo filme de princesa : como Frozen atraiu meninos para a sala de cinema
(2015)Resumo: Atualmente o mercado de filmes é voltado principalmente para filmes orientados para o sexo masculino, seguindo uma lógica de mercado que os classifica como universais enquanto aqueles protagonizados por mulheres ... -
Mídias sociais e métricas : estudo de case Senff
(2016)Resumo: Visualizando que ainda há poucas pesquisas e dados no meio acadêmico sobre as mídias digitais na internet, devido principalmente à sua contemporaneidade, em um caminho inverso da prática para teoria e, posteriormente ... -
Marketing e branding na internet : Lançamento da empresa digital Musculação Racional
(2014)Resumo : Esse trabalho é um exercício real de aproximação entre teoria e prática que, através do levantamento teórico sobre as temáticas da comunicação no ciberespaço, dos processos de branding e marketing na internet e ... -
Lojas-conceito como fortalecimento da experiência do consumidor no ponto de venda
(2015)Resumo : O avanço da tecnologia assemelhou a fabricação dos bens e o mercado passou a oferecer produtos e serviços com qualidade muito similar e, então, fez se necessário o entendimento e construção de marcas para diferenciação ... -
Infância e publicidade : análise do cumprimento da regulação sobre publicidade infantil em comerciais de televisão
(2016)Resumo: O trabalho trata da publicidade e consumo com relação à criança e a regulamentação acerca do tema, analisando os comerciais de televisão aberta para que chegássemos a uma conclusão a respeito do assunto. O assunto ...