Publicidade e Propaganda
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Coleção criada para armazenar os trabalhos de conclusão de curso do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, do Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.
Submissões recentes
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Diagnóstico de marca, comportamento do público e releitura do Dolly Guaraná
(2023)Resumo : Esta pesquisa planeja embasar uma proposta para a releitura da identidade visual da marca de refrigerantes Dolly, através do desenvolvimento de uma pesquisa de mercado em paralelo a uma pesquisa exploratória, que ... -
Lado Black : campanha de lançamento de álbum musical do artista Ton Black
(2023)Resumo : Este trabalho é consequência de um contexto histórico da indústria fonográfica - que enfrenta transformações econômicas e tecnológicas há décadas - a passagem da distribuição física para a distribuição digital no ... -
A influência das filmadoras VX no imaginário skatista
(2023)Resumo : A Filmadora Sony DCR-VX1000 é uma das câmeras que mais gravaram filmes e vídeos icônicos e históricos no universo do skate e mesmo após 16 anos do fim de sua fabricação ainda é a câmera mais admirada por grande ... -
Fanzine editorial gráfica : a Simetria entre publicidade e arte
(2023)Resumo : O artigo científico a seguir descreve o desenvolvimento da edição piloto da zine "A Simetria" (Quando a publicidade e a arte convergem), focada nos temas Publicidade e Arte, como proposta de projeto experimental ... -
Cinema, comunicação e identidade : como a A24 se tornou influente no mercado independente e mainstream de cinema
(2023)Resumo : Este artigo examina o processo de criação de valor de marca da produtora cinematográfica A24, dentro da indústria de cinema estadunidense e mundial, desde o início dos trabalhos da empresa até os dias atuais, ... -
Cheirinho de Melissa : a aplicação do marketing olfativo na construção de uma love brand
(2023)Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do marketing olfativo na construção de uma love brand. Para isso, foram mapeados os principais referenciais teóricos sobre neurociência e neuromarketing, em uma ... -
Sinergia e revolução : diálogo entre a publicidade e as ferramentas de inteligência artificial
(2024)Resumo : As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) seguem evoluindo em um ritmo frenético e, cada vez mais, têm provocado transformações nas estratégias de marketing e hábitos de consumo, embora não sejam apenas estes ... -
Representatividade em um coração partido? : a representação feminina em séries a partir do desenvolvimento traumático de personagens : uma análise da personagem Mare Sheehan (Mare of Easttown, HBO)
(2023)Resumo : Este artigo objetiva compreender a representatividade feminina no audiovisual a partir do desenvolvimento de personagem. A pesquisa se volta para a reflexão sobre estereótipos ligados às mulheres na ficção seriada, ... -
Masculinidades na música pop brasileira : Chameleo e a Ecdise masculina
(2023)Resumo : Este estudo propõe uma discussão acerca das representações de masculinidades hegemônicas frequentemente promovidas pela cena da música pop brasileira, perpetuando um modelo de masculinidade que prejudica a saúde ... -
Espelhos digitais : a experiência da selfie, suas narrativas e a formação de identidade
(2023)Resumo : O presente trabalho busca compreender a complexidade da prática contemporânea das selfies, examinando sua ascensão como uma expressão visual onipresente e influente na cultura contemporânea. Para isso, foi estudado ... -
Abstrama : um rebrand para moda local e responsável
(2023)Resumo : A Abstrama é uma marca local da região de Curitiba (PR) que foi fundada em 2019 e é administrada desde então por uma única pessoa. Apesar de ter potencial, uma marca não se mantém sem uma comunicação e identidade ... -
Polis 3000 : Cidadania em jogo : minicurso de política e cidadania para estudantes do 8º e 9º ano do Instituto Bom Aluno
(2023)Resumo : A cidadania é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Apesar da formação cidadã ser prevista pela lei brasileira, foi identificada sua carência na educação fundamental. Este trabalho busca suprir essa ... -
A representação feminina na revista "Garotas & piadas" da Editora Edrel : empoderamento ou objetificação?
(2019)Resumo : A presente pesquisa propõe uma análise da revista "Garotas & Piadas", da editora Edrel, que foi publicada entre os anos 60 e 70. Usando do sexo e, principalmente, do corpo feminino, a publicação afrontava a ditadura ... -
Você é o que você escuta : o big data na estratégia para a personalização da campanha publicitária "Spotify Wrapped"
(2019)Resumo : Esta monografia tem como tema o Big Data na estratégia de personalização da campanha do Spotify Wrapped. O principal objetivo é investigar e compreender o Big Data e como ele é utilizado para construir publicidade ... -
Sobre games e advergames e a criação do Advergame for time basketball
(2019)Resumo : Os jogos eletrônicos provaram ser um dos meios de comunicação mais significativos, uma indústria que cresce a cada ano e que já superou até mesmo o Cinema. O principal motivo para sua adesão em larga escala se dá ... -
Slow content e o caso @matheusilt : a baixa frequência de postagem como modo de ascensão no Instagram
(2019)Resumo : O presente trabalho se propõe a trazer uma alternativa à atual excessiva produção de conteúdo em mídias sociais, com enfoque no aplicativo Instagram -- o slow content. Para tanto, contempla embasamento teórico ... -
Identidade e representação na série Merlí : efeitos de sentidos sobre os modos próprios de ser jovem
(2019)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso investiga como o consumo das representações da série catalã Merlí se relaciona com a percepção das identidades e subjetividades juvenis. Desse modo, pesquisamos a circulação ... -
As experiências sensoriais dos shoppers nas compras virtuais : um estudo sobre o shopstreaming da dengo chocolates durante a pandemia de coronavírus
(2020)Resumo : O isolamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus motivou mudanças no comportamento do shopper que migrou, ainda que temporariamente, para os pontos de venda virtuais. Assim, tornou-se necessário para ... -
Os jovens publicitários em (de)formação em tempos de pandemia : experiências discentes no ensino remoto emergencial de publicidade e propaganda
(2021)Resumo : Enquanto os novos estudantes que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda deparam-se com o cenário estagnado (MARTÍN-BARBERO, 2014), permeado de práticas institucionalizadas (BERGER, LUCKMANN, 2008), e ... -
Tiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa
(2023)Resumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a ...