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dc.contributor.authorHerreira, Niélcia de Aguiar
dc.contributor.otherMedeiros, Cristina Carta Cardoso de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-10-22T12:43:16Z
dc.date.available2015-10-22T12:43:16Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38960
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2015
dc.descriptionInclui referências
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como tema a gestão universitária, observando especificamente a coordenação de curso na área de saúde frente aos saberes e a prática pedagógica. A investigação foi pautada nas seguintes questões: O que caracteriza a coordenação de curso de graduação na área de saúde? Quais são os saberes e práticas da gestão pedagógica presentes no âmbito da coordenação de curso de graduação? Teve-se, como objetivo, discutir a gestão de cursos de graduação, a partir dos saberes e práticas da gestão pedagógica no âmbito da coordenação de curso de graduação. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas etapas, entre os meses março/abril de 2014 a novembro/dezembro de 2014. No universo de 52 (cinquenta e dois) cursos de graduação da área de conhecimento (CAPES) saúde de Instituições de ensino superior públicas e privadas da cidade de Curitiba/PR, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas, sendo que 20 (vinte) coordenadores responderam o questionário e 5 (cinco) participaram da entrevista. Visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação a problemática de pesquisa foram consultados, entre outros, os autores Saviani (2010, 2011), Anastasiou (2012), Cunha, (1989, 1999, 2003), Siqueira (2012), Santos (2011), Carneiro (1996), Chauí (1999), Luck (2011), Zainko e Pinto (2008), Eyng (2007), Veiga (2014), Alonso (2003), Trindade (1999), Cunha, M.I. (2006, 2010), Zainko (1998), Franco (2002), Reis (2003), Tardif (2012), Perini e Bufrem (2008), Sacristan (2000), Bourdieu (2001, 2013), Nogueira (2002), Brito e Cunha (2011), Oliveira e Catani (2011), Pimenta (2012). O referencial teórico associado às análises dos dados coletados na pesquisa propiciou reflexões a cerca do que caracteriza uma coordenação de curso de graduação. A partir do estudo foi possível inferir que a coordenação de curso na área de saúde se caracteriza pela gestão acadêmica na perspectiva de buscar atuação coletiva e participativa; é conduzida por docente universitário de formação na área específica do curso com autoridade científica, esta reconhecida pela sua inserção e referência na área profissional, e por tempo de experiência em gestão e docência universitária. Os saberes e práticas pedagógicas encontrados nas coordenações de curso de graduação compreendem os processos acadêmicos, e do trabalho pedagógico institucional, do curso e em sala de aula. Os processos acadêmicos são aqueles relacionados à vida do estudante universitário, como aproveitamento escolar, oferta de disciplinas, convênios e registro acadêmico. O trabalho pedagógico institucional 7ocorre por meio de atividades relacionadas ao planejamento estratégico da instituição; o trabalho pedagógico do curso compreende atualizar, implantar e avaliar o projeto pedagógico do curso, coletivamente com a participação de órgãos colegiados e docentes; o trabalho pedagógico de sala de aula é aquele realizado pelo docente, com orientação do coordenador, que abrange o planejamento educacional. O atual contexto do ensino superior demanda postura crítica e reflexiva do coordenador diante dos desafios que lhe são postos, a fim de construir para além da administração, um olhar sistêmico para a gestão universitária. A implantação de novos modelos de gestão na universidade se apresenta como uma realidade, que permitirá estabelecer relações com contextos sociais, políticos, culturais e pedagógicos contemporâneos. Palavras-chave: Gestão universitária. Coordenação de curso de graduação. Pedagogia universitária. Área de saúde.
dc.description.abstractAbstract: The subject of this study is the university management, more specifically related to the coordination healthcare course in front to knowledge and pedagogical practice. The research was based on the following questions: What characterizes the graduation healthcare course coordination? What are the knowledge and practice of educational management present in the graduation course coordination? The objective was to discuss the management of graduate course from the knowledge and practice of educational management within the graduation course coordination. The qualitative research was conducted in two stages, between the months of March and April 2014 to November and December of 2014. In the universe of 52 (fifty two) graduate healthcare courses (CAPES) of public and private institutions from Curitiba/PR, the interviews and questionnaires were conducted, 20 (twenty) coordinators answered the questionnaire and five (5) participated of the interview. Aiming theoretical approaches and reflection to conduct this research were consulted, among others authors, the Saviani (2010, 2011), Anastasiou (2012), Cunha, (1989, 1999, 2003), Smith (2012), Santos (2011), Ram (1996), Chauí (1999), Luck (2011), Zainko and Pinto (2008), Eyng (2007), Veiga (2014), Alonso (2003), Trinity (1999), Cunha, MI (2006, 2010), Zainko (1998), Franco (2002), Reis (2003), Tardif (2012), Perini and Bufrem (2008), Sacristan (2000), Bourdieu (2001, 2013), Nogueira (2002), Brito e Cunha (2011), Oliveira and Catani (2011), Pepper (2012). The theoretical framework associated to data collected analysis in this research led to reflections about what characterize a graduation course coordination. From this study it was possible to assume that the healthcare coordination course is characterized by the academic management from the perspective of seek collective and participatory performance; is conducted by an university teacher in the specific area with scientific authority, was recognized by its inclusion and reference in the professional field, and management experience time and university teaching. The knowledge and pedagogical practices found in the graduate course coordination comprises the academic processes, the institutional pedagogical work, the course and the classroom. The academic processes are those related to college student life, as educational accomplishment, offering courses, partnerships and academic legal documentation. The institutional educational work occurs through activities related to the institution strategic planning; the pedagogical course work comprises update, implement and evaluate the course pedagogical project, collectively with collegiate and faculty bodies participation; the classroom pedagogical work is the one carried out by the teacher, with coordinator guidance, covering educational planning. The current context of higher education demand critical and reflective stance facing the challenges posed in order to buil in addition to administration, a university management systemic look. The implementation of new management models at the university is presented as a reality, which will establish relations with social, political, cultural, pedagogic and contemporary. Key words: University management. Course of coordinating graduation. University pedagogy. Healthcare
dc.format.extent133f. : il., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleGestão universitária : a coordenação de curso de graduação na área de saúde frente aos saberes e a prática de pedagógica
dc.typeDissertação


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