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dc.contributor.authorSipraki, Robson
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-
dc.contributor.otherGiolo, Suely Ruiz, 1963-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-10-26T11:09:27Z
dc.date.available2015-10-26T11:09:27Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38887
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Suely Ruiz Giolo
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015
dc.descriptionInclui referências (fls. 124-133)
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho tem como objeto o uso da estatística como ferramenta utilizada nas pesquisas educacionais, tomando como foco central o emprego de medidas de tendência central e de dispersão na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), realizada pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio de um estudo dos resultados apresentados pelo Brasil, no relatório publicado em 2009. O estudo busca demonstrar o modo de aplicação das medidas de tendência central e de dispersão na pesquisa, a fim de apontar a necessidade de averiguar a adequação ou inadequação das estatísticas utilizadas em pesquisas de larga escala, em âmbito mundial e nacional e dos impactos que poderão acarretar nas tomadas de decisão relacionadas às políticas educacionais. A definição do tema nasceu das necessidades geradas pela pesquisa O aporte das pesquisas internacionais de avaliação do ensino e da aprendizagem na educação brasileira e as políticas públicas de formação e trabalho docente, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC). Esta investigação justifica-se pelo fato de a estatística se encontrar cada vez mais presente no âmbito da pesquisa em políticas educacionais. Estudar estas questões implica em entender o emprego da estatística no campo da educação, com a finalidade de medir a qualidade dos sistemas educativos e seus desempenhos. O objetivo é avaliar o uso de medidas de tendência central e de dispersão na pesquisa TALIS, com vistas a subsidiar a avaliação e implementação de politicas educacionais relacionadas às condições de trabalho docente. Os procedimentos metodológicos realizados nessa pesquisa tomam como ponto de partida um estudo teórico sobre as finalidades de pesquisas sobre avaliação de políticas educacionais que utilizam dados numéricos para compreender e avaliar a realidade da educação, bem como os fundamentos, conceitos e métodos da Estatística, que se coloca como uma das principais ferramentas. Palavras-chave: políticas educacionais; avaliação de larga escala; estatística; TALIS.
dc.description.abstractAbstract: This work has as object the use of statistics as a tool used in educational research, taking as its central focus the use of central tendency and dispersion. To assess the adequacy these employed measures, taking as an example the International Research on Teaching and Learning (TALIS), conducted by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), through a study of the results presented by Brazil in the report published in 2009. The relevance of this research is justified because the statistical finding increasingly present within the research in educational policies. Studying these issues involves understanding the use of statistics in the field of education, used in large-scale research on a global and national levels and the impacts that may result in decision making related to educational policies. The theme definition arose from the needs generated by the research The contribution of international research evaluation of teaching and learning in Brazilian education and public policy formation and teaching work, developed by the Group of Studies and Research in Education Policy Comparative (GEPEC ). Therefore, the objective is to evaluate the use of statistics in research, in order to support the evaluation and implementation of educational policies with reference to the TALIS survey. The methodological procedures performed in this research take as their starting point a theoretical study about the research purposes of evaluation of educational policies that use numeric data to understand and assess the reality of education as well as the fundamentals, concepts and methods of Statistics, which poses as a major tool. Keywords: educational policies; large-scale assessment; Statistics; TALIS.
dc.format.extent133 f. : il, tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleO uso da estatística para fins de avaliação em políticas educacionais : um estudo a partir da pesquisa TALIS (OCDE, 2009)
dc.typeDissertação


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