Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKalinke, Marco Auréliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorJanegitz, Laíza Erlerpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T13:10:16Z
dc.date.available2024-04-08T13:10:16Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38858
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinkept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 136-141pt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão: "há indícios da existência do coletivo pensante formado por seres-humanos-com-Lousa-Digital na produção do conhecimento matemático?" norteia este trabalho. Dessa forma, objetiva-se fomentar algumas reflexões sobre o papel da Lousa Digital na produção do conhecimento matemático a partir de uma análise teórica do seu uso nos processos educacionais matemáticos. Primeiramente, apresentamos a perspectiva teórica que entende a produção do conhecimento como a realização de um coletivo que envolve seres-humanos e tecnologias, propondo o construto teórico homem-máquina, desenvolvido por Tikhomirov (1981), Lévy (1993) e Borba & Villarreal (2005). Tais autores defendem que não devemos pensar se a tecnologia melhora ou não a educação e, sim, quais os problemas que podem ser gerados e/ou solucionados pela relação homem-máquina. Em seguida, apresentamos as características da Lousa Digital e a análise de alguns estudos sobre essa tecnologia nos processos educacionais, e, em especial, nos processos educacionais matemáticos. Observamos que a Lousa Digital proporciona a construção de aulas que explorem a linguagem audiovisual, pelo uso da simulação e da experimentação, oportunizando que os professores trabalhem ancorados na perspectiva do "fazer matemática", defendida por Gravina e Santarosa (1998). Acreditamos que a aprendizagem Matemática é caracterizada pelo aluno agindo, com o professor propondo o conhecimento e não apenas transmitindo-o, fazendo, assim, que o aluno seja co-autor no processo de construção do conhecimento. Com base nessas concepções, esclarecemos o conceito de interatividade, pautados nas compreensões de Primo (2000, 2005). Acreditamos que uma pedagogia ancorada na perspectiva da co-autoria é uma pedagogia da interatividade. Finalmente, relacionamos os tópicos descritos e apresentamos como a Lousa Digital pode reorganizar o pensamento dos alunos em aulas de Matemática, bem como as características da mudança qualitativa que ela pode proporcionar pela reorganização do pensamento. Concluímos apresentando os indícios do coletivo pensante seres-humanos-com-Lousa-Digital na produção do conhecimento matemático e abrindo caminhos para novas pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The question: "Are there signs of the existence of a thinking collective by humans-with-Interactive-Whiteboards in the produced of Mathematical knowledge?" governs this article. Therefore, the aim of this article is to provoke reflections about the role of the Interactive Whiteboards on the Mathematics educational inputs. At first, we present the theoretical perspective that understand knowledge productions as the accomplish of collective that envolves humans and tecnologies, displaying, thus, theorical therm man-machine, developed by Tikhomirov (1981), Lévy (1993) and Borba & Villarreal (2005). Such authors defend we don't need to think if technology enhance or not the education, and, then, which problems can be created and/or solved by relation man-machine. Afterwards, we present the characteristics of the Interactive Whiteboard and the analysis of some studies about this new technology in the educational process, and, in particular, in Mathematical educational process. In this chapter, we observed that the Interactive Whiteboard provides the construction of classes that explore the visual language, through simulation and experimentation, proposing, the in that teacher work anchored in the perspective of "doing math", defended by Gravina and Santarosa (1998). We noteced, then, that Mathematics learning is by the act of the student, in what the teacher display the knowlegde and not only broadcast, doing, hence, the student be co-author of the own knowledge. Based on this conception, we presente, in sequence, na explanation about the concept of the interactive, based on comprehensions of Primo (2000, 2005), because, we belive that a pedagogic anchored in perspective of the co-authory its nothing more that interactive pedagogy. Posteriorly, we relate the chapter described above and we presente, guided by Tikhomirov (1981), as the Interactive Whiteboard can reorganize the thinking the students in the Math classes, this is, the characteristics of the qualitative change that the Interactive Whiteboard can provide by reorganization of thinking. Therefore, we conclude by presenting the signs of the thinking group made humans-wich-Interactive-Whiteboards in the produced of Mathematical knowledge and opening way for further research.pt_BR
dc.format.extent141 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInterfaces (Computador)pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de computação interativospt_BR
dc.titleIndícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples