Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrito, Glaucia da Silva
dc.contributor.authorJamur, Helenice Ramires
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-10-21T16:14:59Z
dc.date.available2015-10-21T16:14:59Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38839
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 83-87
dc.description.abstractResumo: Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a Educação a distância. A questão central debatida resume-se da seguinte forma: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? O objetivo geral deste estudo é realizar um levantamento qualitativo em relação ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais produzidos para os cursos na modalidade de EaD como forma de interação. Para responder ao questionamento, foi utilizada uma abordagem qualitativa dividida em duas fases: estudo exploratório e análise documental. Na fase exploratória foi feita a análise do contexto por meio da aplicação de questionário enviado para 12 instituições de ensino superior na modalidade a distância, das quais seis responderam sobre detalhes da produção de materiais didáticos; a partir das respostas foram selecionados os participantes da segunda fase, cujo critério foi a produção específica para o meio digital. Na segunda fase, foi realizada a análise documental dos materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem das instituições participantes, com o objetivo de localizar e classificar os elementos contidos nos materiais. Como referenciais foram utilizados Forquin (1993), Huergo e Fernandes (1999) para os conceitos de cultura e cultura escolar, Lévy (2010) e Lemos (2013) para cibercultura e educação a distância, além de Belloni (1999) e Preti (2005). Os conceitos de material didático para EaD vieram de Neder (2009), Belizário (2012), Pinto e Santos (2013). A interatividade foi debatida à luz dos conceitos de Primo (2003) (2011), Silva (2000) e (2010), Ferreira (2008). A discussão quanto ao hipertexto e suas classificações vieram de Gomes (2011), Xavier (2011), e Primo (2003). Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, mas não se observou o uso do hipertexto cooperativo, ou seja, nos materiais analisados os alunos não contribuem para a criação coletiva como coautores. Como resultado deste estudo, foi criado um guia com 13 orientações básicas para a produção de materiais didáticos digitais fazendo uso do hipertexto. Palavras-chave: Material didático; Hipertexto; Interatividade; Educação a distância.
dc.description.abstractAbstract: Este estudio examina el uso de hipertexto como una forma de interacción en los materiales didácticos producidos por la distancia. El tema central se resume de la siguiente manera: qué características de hipertexto que deben ser considerados en la producción de materiales didácticos digitales? El objetivo de este estudio es realizar un estudio cualitativo con respecto al uso de elementos de hipertexto en los materiales de aprendizaje digitales producidos por los cursos en modalidad de educación a distancia como medio de interacción. Para responder a la pregunta, se utilizó un enfoque cualitativo se divide en dos fases: un análisis del estudio y documento exploratorio. La parte exploratoria se realizó el análisis del contexto a través de un cuestionario enviado a 12 instituciones de educación superior en la distancia, seis de los cuales representaron detalles acerca de la producción de materiales de enseñanza; de las respuestas fueron seleccionados los participantes de la segunda fase, cuyo criterio fue el de producción específico a digital. La segunda fase se llevó a cabo el análisis documental de los materiales didácticos disponibles en el entorno virtual de aprendizaje de las instituciones participantes, con el fin de localizar y clasificar los elementos contenidos en los materiales. Como se utilizaron referencias Forquin (1993), Huergo y Fernandes (1999) a los conceptos de cultura y la cultura de la escuela, Levy (2010) y Lemos (2013) a la cibercultura y la distancia. Belloni (1999) y Preti (2005 ). Los conceptos de materiales didácticos para la educación a distancia vinieron de Neder (2009), Belizario (2012), Pinto y Santos (2013). Interactividad fue discutido a la luz de los conceptos de Primo (2003) (2011), Silva (2000) y (2010), Ferreira (2008). La discusión sobre el hipertexto y sus calificaciones vino de Gomes (2011), Xavier (2011), y Primo (2003). Los resultados apuntan a la posible utilización y el hipertexto colaborativo, pero no hubo uso del hipertexto cooperativa, es decir, los los materiales que fueron analisados, no contribuyen a la creación colectiva, como coautores. Como resultado de este estudio, hemos creado una guía con 13 directrices básicas para la producción de materiales didácticos digitales que hacen uso del hipertexto. Palavras-chave: Materiales de enseñanza; hipertexto; La interactividad; La educación a distancia.
dc.format.extent90 f. : il. color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleO uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples