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dc.contributor.authorChesini, Aline Andrioli
dc.contributor.otherLohr, Suzane Schmidlin, 1958-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-10-19T16:59:37Z
dc.date.available2015-10-19T16:59:37Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38781
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Suzane S. Löhr
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/05/2015
dc.descriptionInclui referências (fls. 118-144)
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os fazeres e os saberes de pedagogos(as) em instituições de acolhimento, verificando as atividades que realizam e as possíveis dificuldades encontradas. A pesquisa foi realizada em instituições de acolhimento que atendem crianças e adolescentes em três cidades brasileiras: Novo Hamburgo - RS, Curitiba - PR e Brasília - DF. As instituições de acolhimento existentes nas três cidades foram levantadas em pesquisas na internet e complementadas junto aos órgãos municipais responsáveis, os quais também informaram sobre a existência ou não de pedagogos(as) nas equipes técnicas das instituições do respectivo município. Para identificar as atividades desenvolvidas por esses profissionais, as instituições foram contatadas e os profissionais daquelas que deram seu aval positivo foram convidados a participar do estudo. Assim, nove pedagogos foram entrevistados. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas quali e quantitativamente, gerando categorias de respostas, que foram agrupadas na análise final. Além disso, foram analisados três currículos de cursos de Pedagogia, um em cada município supracitado, para que fossem identificados os pontos de conexão e de distanciamento entre as informações obtidas com os participantes, sobre a relação entre a formação em Pedagogia e as instituições de acolhimento como cenário de atuação. Com base nos dados obtidos, foram estruturados quatro grandes temas - atividades voltadas aos acolhidos, à equipe, às famílias e à gestão - dentre os quais achou-se 23 categorias de fazeres e 45 subcategorias, sendo que uma dessas se subdivide em outras oito. Os principais fazeres destacados em cada um desses grandes grupos foram: acompanhar o desenvolvimento dos acolhidos e sua vida escolar; realizar acompanhamento, supervisão e avaliação da equipe, além de sua formação continuada; desenvolver atividades de relação com as famílias; e realizar registros sobre a história de vida e o desenvolvimento dos acolhidos. Foi constado que os fazeres dos pedagogos em instituições de acolhimento são bem diversificados, atendendo tanto às demandas desse universo, quanto criando caminhos e alternativas. Tais fazeres recebem sustentação nos saberes dos pedagogos, oriundos da graduação, bem como nos subsídios buscados para ampliar e fortalecer os conhecimentos e a atuação em instituições de acolhimento. Palavras-chave: Instituições de Acolhimento. Pedagogo. Formação de pedagogos. Áreas de atuação da Pedagogia.
dc.description.abstractAbstract: This study aims to identify the know-how and knowledge of the pedagogues in institutions for children and adolescents, checking the activities they perform as well as possible difficulties encountered. The survey was conducted in institutions that receive children and adolescents in three cities: New Hamburg - RS, Curitiba - PR and Brasília - DF, those are located in Brazil. The existing institutions for children and adolescents in the three cities were collected in research on the internet and complemented with municipal government, which also reported the existence or not of the pedagogues in the technical staff of the institutions of the respective municipality. To identify the activities developed by these professionals, institutions were contacted and professionals of those who gave their positive endorsement were invited to participate. Thus, nine pedagogues were interviewed. The interviews were recorded, transcribed and analyzed qualitatively and quantitatively, generating categories of responses, which were grouped in the final analysis. In addition, three curricula of Pedagogy Programs were analyzed, one in each aforementioned municipality, to identify connection points and detachment between the information obtained from participants on the relationship between pedagogic training and the institutions as acting scene. Based on the obtained data, four major themes were structured - focused activities welcomed, staff, families and the management - of which was found with 23 categories and 40 subcategories from know-how, and one of these is subdivided into eight other. The main know-how featured in each of these major groups were: monitor the development of and welcomed their school life; perform monitoring, supervision and evaluation of staff, and their continuing education; develop activities related to families of origin; and make records about the history of life and the development of welcomed. It was noted that the know-how of pedagogues in institutions are well diversified, given both the demands of this universe, as creating paths and alternatives. Such doings receive support in the knowledge of pedagogues, from the undergraduate course as well as on subsidies sought to expand and strengthen the knowledge and the work in institutions. Keywords: Institutions. Pedagogue. Pedagogues training. Activity areas of Pedagogy.
dc.format.extent152 f. : tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titlePedagogos(as) em instituições de acolhimento : fazeres e saberes
dc.typeDissertação


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