Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 105
-
As organizações como eventos : apreensão da dinâmica do movimento organizacional em sua dimensão temporal
(2018)Resumo: Estudos de processos são centrais no campo de estudos organizacionais. Entretanto, dentre as dificuldades identificadas para realização de pesquisas com foco em processos no contexto organizacional, questões ... -
Desenvolvimento de capacidades relacionais em processos de cooperação universidade-empresa : um estudo da atuação de universidades federais
(2018)Resumo: Este estudo trata das Capacidades Relacionais (CR) em processos de Cooperação Interorganizacional (CI), mais especificamente em processos de Cooperação Universidade-Empresa (U-E). Nessa perspectiva, são delineadas ... -
Inovações como fatores estratégicos de PMES high-tech localizadas em ecossistemas de inovação : uma análise cross-national a partir da abordagem das configurações
(2018)Resumo: Esta dissertação doutoral tem como objetivo geral investigar quais são e como se configuram os usos das inovações como fatores estratégicos de PMEs de alta intensidade tecnológica localizadas em ecossistemas de ... -
Transferência de tecnologia em cooperações promotoras de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável : análise da cooperação Suécia-Brasil na área de mobilidade urbana em Curitib
(2018)Resumo: A cooperacao interorganizacional no contexto da inovacao e vista com a finalidade de desenvolver capacidades inovativas, fomentar a transferencia de conhecimento, possibilitar o acesso a novos mercados, bem como ... -
Capacidades relacionais e a educação para a sustentabilidade : um estudo multicaso em instituições de ensino superior
(2019)Resumo: A crescente preocupação das organizações para com o impacto que causam na sociedade e no meio ambiente demanda que seus líderes e colaboradores tenham a preocupação com a sustentabilidade no cerne de seus negócios. ... -
Redefining brand authenticity : multi dimensional hierarchical structure model from the item response theory
(2019)Resumo: A autenticidade da marca representa um desafio para acadêmicos e gerentes que precisam seguir a fluidez e a mudança dos mercados. À medida que marcas evoluem ao longo do tempo, é imperativo mantê-la contínua e ... -
O desenvolvimento de capacidades de marketing em contextos adversos : o estudo das relações entre severidade da falha de produto e as capacidades de gestão de marca e de desenvolvimento de novos produtos
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo testar a tese de que empresas podem desenvolver capacidades de marketing a partir de falhas severas de produtos. A necessidade de investigar esse assunto surgiu a partir da constatação ... -
A decisão como processo performativo : uma análise sob a perspectiva relacional
(2019)Resumo: Nesta pesquisa o meu objetivo consiste em compreender, a partir de uma ontologia relacional e de uma mentalidade performativa, o processo decisório organizacional. Revisei a literatura de teoria ator-rede, processo ... -
When hope helps more : the incidental effect of hope and pride on compliancewith health-care warning messages
(2019)Resumo: As mensagens de alerta têm um propósito crucial de informar e persuadir os consumidores a entenderem os riscos associados a certos comportamentos. A literatura sugere que a conformidade com mensagens de alerta é ... -
Um estudo etnometodológico sobre o processo decisório organizacional na perspectiva da dinâmica texto conversação
(2019)Resumo: Esse trabalho de tese se propôs a contribuir para a superação de lacunas explicativas a respeito do processo decisório organizacional. Para isso assumiu um posicionamento onto-epistemológico que permitiu uma mudança ... -
The emergence of hybrid markets from urban innovations : the case of the bus rapid transit market in Curitiba, Brazil
(2020)Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é entender como mercados híbridos (mercados influenciados por múltiplas lógicas institucionais em seus quatro elementos componentes, ou seja, alocação de recursos e infraestrutura ... -
Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
(2020)Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações ... -
Universidades empreendedoras à luz da teoria das capacidades dinâmicas : um estudo multicasos no estado do Paraná
(2020)Resumo: A literatura desenvolvida sobre as universidades nas últimas décadas denota a preocupação dos pesquisadores em compreender o que pode ser feito para aperfeiçoar as universidades em sua missão empreendedora, ... -
Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
(2020)Resumo: A intensificação do trabalho do pesquisador e sua submissão a novas formas de avaliação científica caracterizam o atual cenário da pesquisa brasileira. Apesar das múltiplas críticas teóricas ao produtivismo, são ... -
Competitiveness of incumbent, digitalized, and digital banks : a comparative study of financial innovation in Brazil
(2020)Resumo: A indústria financeira brasileira apresenta alto nível de concentração bancária: os cinco maiores bancos detêm 69,8% dos ativos totais, operações de crédito e depósitos totais do setor bancário e não-bancário ... -
How unethical brands motivate self-interested behavior of consumers
(2020)Resumo: Estudos existentes têm documentado que fortes relacionamentos entre consumidores e marcas podem proteger uma marca das consequências negativas do seu comportamento antiético. A pesquisa atual investiga outro resultado ... -
Looking up or down on the social ladder : how socioeconomic comparison influences self and other prosocial behavior
(2020)Resumo: Os crescentes índices de desigualdade em todo o mundo tornam as comparações sociais mais evidentes. Assim, é fundamental compreender como as atribuições e as intenções dos consumidores são impactadas pelas comparações ... -
O risco da mudança : a influência da configuração do pacote de remuneração do executivo e do retorno total ao acionista na mudança estratégica
(2020)Resumo: Respaldado na Teoria da Agência, CEOs que possuem remuneração composta por mecanismos que intensificam ou desestimulam o risco possuem propensão a realizar diferentes decisões que envolvem mudanças no padrão de ... -
A relação entre a diversidade de background e a percepção de riscos na internacionalização
(2020)Resumo: Crescer em um país com uma configuração particular de instituições formais e informais influencia a forma como os indivíduos, e neste caso os gestores, processam e interpretam as informações e atuam em oportunidades ... -
A regulação do medo do estrategista da pequena e média empresa no processo estratégico
(2020)Resumo: Esta tese visa mostrar que o medo continua presente na vida do estrategista da PME após a consolidação do seu empreendimento, uma vez que ele é o responsável pela formulação, implementação e controle da estratégia. ...